Que Sentido Tem O Sufixo Eira Na Palavra Trabalheira?

Reza May 3, 2022
Cantinho da Língua Portuguesa Dezembro 2015

A palavra trabalheira é formada a partir do radical “trabalh-” e do sufixo “-eira”. O sufixo “-eira” é um sufixo nominal muito comum na língua portuguesa e é utilizado para formar substantivos a partir de verbos, indicando uma atividade, lugar ou objeto relacionado ao verbo.

Sentido do sufixo -eira

O sufixo “-eira” pode ter diferentes sentidos, dependendo do contexto em que é utilizado. Em geral, pode indicar:

  • Profissão ou atividade relacionada ao verbo: padeiro (de “padear”), sapateiro (de “sapatar”), costureira (de “costurar”), etc.
  • Lugar ou objeto onde se realiza a ação do verbo: olheira (lugar onde se olha), porteira (objeto que se abre e fecha para permitir a passagem), etc.
  • Quantidade ou intensidade da ação do verbo: cachaceira (quem bebe muita cachaça), choradeira (choro excessivo), etc.

No caso da palavra trabalheira, o sufixo “-eira” indica uma quantidade ou intensidade de trabalho, ou seja, uma grande quantidade de trabalho ou uma atividade que exige muito esforço ou dedicação.

Origem da palavra trabalheira

A palavra trabalheira é um substantivo feminino que tem origem no verbo trabalhar, que por sua vez vem do latim tripaliare, que significa torturar ou atormentar com o tripalium, um instrumento de tortura composto por três paus.

No português, o verbo trabalhar passou a ter o sentido de realizar um esforço físico ou mental para produzir algo, seja no sentido de realizar uma atividade remunerada ou no sentido de realizar uma tarefa ou atividade qualquer.

A partir desse verbo, foram formadas diversas palavras, como trabalhador, trabalho, trabalhoso, trabalhar, trabalhista, trabalhadeira, trabalheira, entre outras.

For more information, please click the button below.

Exemplos de palavras com o sufixo -eira

O sufixo “-eira” é muito produtivo na língua portuguesa e é utilizado para formar diversas palavras. Veja alguns exemplos:

  • Costureira: pessoa que costura.
  • Porteira: objeto que se abre e fecha para permitir a passagem.
  • Padeiro: pessoa que faz pão.
  • Sapateiro: pessoa que faz sapatos.
  • Cachaceira: pessoa que bebe muita cachaça.
  • Choradeira: choro excessivo.
  • Risadeira: pessoa que ri muito ou que faz rir.
  • Bagunceira: pessoa que faz bagunça.
  • Alegremente: com alegria.
  • Trabalheira: grande quantidade de trabalho ou atividade que exige muito esforço.

Conclusão

O sufixo “-eira” é um sufixo muito comum na língua portuguesa e é utilizado para formar substantivos a partir de verbos, indicando uma atividade, lugar ou objeto relacionado ao verbo. No caso da palavra trabalheira, o sufixo indica uma quantidade ou intensidade de trabalho, ou seja, uma grande quantidade de trabalho ou uma atividade que exige muito esforço ou dedicação.

FAQs

1. O sufixo -eira é utilizado apenas para formar substantivos?

Não. O sufixo -eira também pode ser utilizado para formar adjetivos e advérbios. Por exemplo, a palavra risadeira é um substantivo formado pelo sufixo -eira, mas a palavra alegremente é um advérbio formado pelo sufixo -mente e pelo radical alegre, que por sua vez tem origem no verbo alegrar.

2. Qual é a diferença entre trabalheira e trabalho?

Trabalho é um substantivo que indica uma atividade remunerada ou uma tarefa que exige esforço físico ou mental. Já trabalheira é um substantivo que indica uma grande quantidade de trabalho ou uma atividade que exige muito esforço ou dedicação.

3. Quais são as outras palavras derivadas do verbo trabalhar?

Algumas das palavras derivadas do verbo trabalhar são trabalhador, trabalhoso, trabalhar, trabalhista, trabalhadeira, trabalheira, trabalho, entre outras.

Related video of que sentido tem o sufixo eira na palavra trabalheira

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait