Pan Eslavismo E Pan Germanismo

Reza April 4, 2023
9 A Primeira Guerra Mundial

Introdução

O Pan Eslavismo e Pan Germanismo foram duas correntes de pensamento político que surgiram no século XIX e que tiveram grande influência na Europa, especialmente nas relações entre a Alemanha e a Rússia. Essas correntes defendiam a unificação política e cultural de todos os povos que compartilhavam uma mesma língua e cultura, seja alemã ou eslava.

Pan Eslavismo

O Pan Eslavismo surgiu no início do século XIX, com o objetivo de unificar todos os povos eslavos em uma única nação. Essa ideia foi influenciada pela Revolução Francesa e pelas reivindicações nacionalistas que surgiram na Europa naquela época. Os defensores do Pan Eslavismo acreditavam que todos os povos eslavos tinham uma história, cultura e língua comuns, e que essas semelhanças deveriam ser usadas para criar uma nação eslava unida e forte. Eles também defendiam a independência dos países eslavos que estavam sob o domínio do Império Austro-Húngaro e do Império Otomano. Durante o século XIX, o Pan Eslavismo foi usado como uma ferramenta política para fortalecer a Rússia e expandir sua influência na Europa Oriental. A Rússia se via como a líder natural dos povos eslavos e usou essa ideia para justificar sua intervenção em questões políticas e militares nos Bálcãs e na Polônia.

Consequências do Pan Eslavismo

O Pan Eslavismo teve várias consequências na política europeia do século XIX e XX, incluindo:

  • O nacionalismo esloveno, croata e sérvio foi fortalecido, o que levou à formação do Reino da Sérvia e Montenegro em 1910, bem como da Iugoslávia em 1918.
  • A Rússia usou a ideia de liderança eslava para justificar sua intervenção na Guerra Russo-Turca de 1877-1878, que resultou na independência da Bulgária.
  • O Pan Eslavismo foi um dos fatores que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial, já que a Rússia se viu obrigada a defender a Sérvia, que era um país eslavo.

Pan Germanismo

O Pan Germanismo foi uma ideologia que surgiu na Alemanha no século XIX, com o objetivo de unificar todos os povos de língua alemã em uma única nação. Essa ideia foi influenciada pelo nacionalismo romântico alemão e pelas ideias de Johann Gottfried Herder. Os defensores do Pan Germanismo acreditavam que todos os povos de língua alemã, independentemente de onde estivessem, deveriam fazer parte de uma única nação alemã. Isso incluía alemães que viviam na Áustria, na Suíça e em outras partes da Europa. Durante o século XIX, o Pan Germanismo foi usado como uma ferramenta política para fortalecer a posição da Alemanha na Europa. A unificação alemã em 1871 foi um dos resultados dessa ideologia, e levou à formação do Segundo Império Alemão.

Consequências do Pan Germanismo

O Pan Germanismo teve várias consequências na política europeia do século XIX e XX, incluindo:

  • A Alemanha se tornou uma potência europeia após a unificação em 1871.
  • O Pan Germanismo foi um dos fatores que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial, já que a Alemanha se viu obrigada a defender a Áustria-Hungria, que era um império multinacional com muitos povos de língua alemã.
  • Após a Segunda Guerra Mundial, o Pan Germanismo foi proibido na Alemanha, devido às suas associações com o nacionalismo alemão e com o regime nazista.

Conclusão

O Pan Eslavismo e o Pan Germanismo foram duas ideologias políticas que tiveram grande impacto na Europa no século XIX e XX. Ambas as ideologias defendiam a unificação de povos com uma mesma língua e cultura, seja alemã ou eslava. No entanto, as consequências dessas ideologias foram muito diferentes, com o Pan Eslavismo sendo usado pela Rússia para expandir sua influência na Europa Oriental, enquanto o Pan Germanismo levou à unificação da Alemanha e à formação de uma potência europeia.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual a diferença entre o Pan Eslavismo e o Pan Germanismo?

O Pan Eslavismo defendia a unificação de todos os povos eslavos em uma única nação, enquanto o Pan Germanismo defendia a unificação de todos os povos de língua alemã em uma única nação.

2. O Pan Eslavismo e o Pan Germanismo ainda existem hoje?

Não, essas ideologias não são mais populares na Europa. O Pan Eslavismo foi usado pela Rússia para expandir sua influência na Europa Oriental, mas perdeu sua relevância após a queda da União Soviética. O Pan Germanismo foi proibido na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, devido às suas associações com o nacionalismo alemão e com o regime nazista.

3. Como o Pan Eslavismo e o Pan Germanismo influenciaram a Primeira Guerra Mundial?

O Pan Eslavismo foi um dos fatores que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial, já que a Rússia se viu obrigada a defender a Sérvia, que era um país eslavo. O Pan Germanismo também foi um fator importante, já que a Alemanha se viu obrigada a defender a Áustria-Hungria, que era um império multinacional com muitos povos de língua alemã.

Related video of pan eslavismo e pan germanismo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait