Dos Animais Abaixo Caracterizam-Se Por Apresentar Metâmeros

Reza January 23, 2022
Pin em alfabetização

Metâmeros, também conhecidos como segmentos, são repetições de partes idênticas ou semelhantes ao longo do corpo de um animal. Esses segmentos podem ser externamente visíveis, como nas centopeias, ou internos, como nos anfioxos. Os animais que apresentam metâmeros são chamados de metamerizados ou segmentados. A seguir, serão apresentados alguns exemplos de animais que se enquadram nessa categoria:

Anelídeos

Os anelídeos são animais segmentados que possuem uma série de anéis ou segmentos ao longo do seu corpo. Cada um desses segmentos contém músculos, nervos e órgãos internos repetidos, o que permite que os anelídeos sejam mais flexíveis e tenham maior controle sobre seu corpo. Alguns exemplos de anelídeos são as minhocas, sanguessugas e poliquetas.

Artrópodes

Os artrópodes são animais com exoesqueleto que apresentam segmentação no seu corpo. Eles são o grupo de animais mais diverso do planeta e incluem insetos, aracnídeos, crustáceos e miriápodes. Os artrópodes têm um conjunto de apêndices articulados que são repetidos em cada segmento do corpo, permitindo uma grande variedade de movimentos e funções.

Cordados

Os cordados são animais que apresentam uma notocorda, que é uma estrutura que se estende ao longo do corpo e dá suporte a ele. Em alguns grupos de cordados, como os peixes e os anfíbios, o corpo é dividido em metâmeros. Essa segmentação é mais evidente nas nadadeiras dos peixes e nas pernas dos anfíbios.

Moluscos

Embora a segmentação não seja tão evidente nos moluscos quanto em outros grupos de animais, algumas espécies apresentam uma certa forma de segmentação. Os cefalópodes, por exemplo, têm uma série de ventosas ao longo do corpo que são repetidas em cada segmento, permitindo que eles se movam com agilidade e precisão.

Equinodermos

Os equinodermos são animais marinhos que têm uma estrutura radial em sua simetria. Apesar disso, alguns equinodermos, como as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar, apresentam uma certa forma de segmentação em seus braços e pés ambulacrários.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Os animais que apresentam metâmeros são caracterizados por terem segmentos repetidos em seus corpos. Essa segmentação pode ser externa ou interna e é uma característica importante que permite que esses animais tenham maior flexibilidade e controle sobre seu corpo. Alguns exemplos de animais que apresentam metâmeros são os anelídeos, artrópodes, cordados, moluscos e equinodermos.

FAQs

1. Qual é a função da segmentação em animais?

A segmentação permite que os animais tenham maior flexibilidade e controle sobre seu corpo. Cada segmento pode ter músculos, nervos e órgãos internos repetidos, o que permite que os animais se movam com mais precisão e eficiência.

2. Todos os animais que apresentam segmentação têm metâmeros externamente visíveis?

Não necessariamente. Alguns animais apresentam segmentação interna, o que significa que os metâmeros não são visíveis externamente. Esse é o caso, por exemplo, dos anfioxos.

3. Além dos animais citados neste texto, existem outros grupos de animais que apresentam segmentação?

Sim, existem outros grupos de animais que apresentam segmentação, como os platelmintos e os nematoides. No entanto, esses grupos não foram mencionados neste texto por apresentarem uma segmentação menos evidente.

Related video of dos animais abaixo caracterizam-se por apresentar metâmeros

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait