Whiplash Em Busca Da Perfeição

Reza December 1, 2022
Whiplash Em Busca da Perfeição (2014) Leitura Fílmica

Whiplash em busca da perfeição é um filme de drama de 2014 dirigido por Damien Chazelle. O filme conta a história de um jovem baterista chamado Andrew Neiman (interpretado por Miles Teller), que sonha em se tornar um dos maiores músicos de jazz de todos os tempos. Ele é aceito na melhor escola de música do país, onde conhece o professor de jazz renomado Terence Fletcher (interpretado por J.K. Simmons). Fletcher é conhecido por sua abordagem brutalmente exigente com seus alunos, e Andrew rapidamente se torna o alvo de suas críticas implacáveis.

Enredo

Andrew Neiman é um estudante de bateria que sonha em se tornar um dos melhores músicos de jazz do mundo. Ele é aceito na escola de música de Shaffer, a melhor escola de música do país, e é colocado na banda de jazz liderada pelo renomado professor Terence Fletcher.

Fletcher é conhecido por sua abordagem brutalmente exigente com seus alunos, e rapidamente fica claro que ele não tem paciência para erros ou fraquezas. Ele humilha Andrew e outros membros da banda publicamente, fazendo com que Andrew comece a questionar seu próprio talento.

Enquanto isso, Andrew começa a namorar Nicole, uma estudante de cinema que trabalha em um cinema local. Ela é a única pessoa em sua vida que o apoia incondicionalmente, mas sua relação é prejudicada pela sua dedicação obsessiva à bateria.

Andrew trabalha duro para melhorar suas habilidades na bateria, praticando até seus dedos sangrarem. Ele finalmente ganha a aprovação de Fletcher e é convidado a tocar na apresentação mais importante do ano, mas a pressão da apresentação e a pressão de Fletcher começam a afetar sua saúde mental.

A apresentação é um sucesso, mas Fletcher revela que ele deliberadamente tentou sabotar Andrew durante os ensaios, a fim de fazê-lo tocar melhor sob pressão. Andrew ataca Fletcher e é expulso da escola, mas continua a praticar bateria em casa e eventualmente se junta a uma banda de jazz de sucesso.

For more information, please click the button below.

Temas

Obsessão pela perfeição

O tema principal de Whiplash em busca da perfeição é a obsessão pela perfeição. Tanto Andrew quanto Fletcher são obcecados em serem os melhores em suas respectivas áreas, e isso leva a um comportamento abusivo e auto-destrutivo. Andrew se dedica completamente à bateria, mas sua obsessão o torna incapaz de se relacionar com outras pessoas ou de cuidar de si mesmo. Fletcher é obcecado em encontrar o melhor músico possível, mas sua abordagem violenta e humilhante com seus alunos causa danos emocionais e psicológicos.

O preço da grandeza

O filme também explora o preço da grandeza. Andrew quer se tornar um dos melhores músicos de jazz do mundo, mas percebe que isso significa sacrificar sua saúde mental e emocional. Ele também percebe que, mesmo que ele seja bem-sucedido, sua obsessão com a perfeição significa que ele nunca será verdadeiramente feliz ou satisfeito.

A pressão do sucesso

O filme também aborda a pressão do sucesso. Tanto Andrew quanto Fletcher são pressionados para ter sucesso em suas respectivas áreas, e isso leva a um comportamento tóxico e abusivo. Andrew é pressionado por Fletcher e por si mesmo para ser o melhor, levando a uma série de problemas de saúde mental. Fletcher é pressionado pela escola e pela indústria da música para encontrar o próximo grande talento, levando a uma abordagem violenta e humilhante com seus alunos.

Elenco

  • Miles Teller como Andrew Neiman
  • J.K. Simmons como Terence Fletcher
  • Paul Reiser como Jim Neiman
  • Melissa Benoist como Nicole
  • Austin Stowell como Ryan

Conclusão

Whiplash em busca da perfeição é um filme poderoso sobre a obsessão pela perfeição e os custos da grandeza. O filme é uma reflexão sobre a natureza humana e os extremos que as pessoas estão dispostas a ir para alcançar seus sonhos. O desempenho de J.K. Simmons como Terence Fletcher é particularmente notável, e ele ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação. O filme é uma obra-prima do cinema e um dos melhores filmes de drama dos últimos anos.

FAQs

1. O filme é baseado em uma história verdadeira?

Não, o filme é uma obra de ficção.

2. O que significa o título “Whiplash”?

“Whiplash” é uma palavra em inglês que significa “chicote”. É uma referência à abordagem violenta e humilhante de Terence Fletcher com seus alunos.

3. Qual é a mensagem principal do filme?

A mensagem principal do filme é que a obsessão pela perfeição pode ter consequências graves e que o preço da grandeza pode ser muito alto. O filme também aborda a pressão do sucesso e a natureza humana em relação à competição e à excelência.

Related video of whiplash em busca da perfeição

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait