Você Constrói Três Resistências Elétricas

Reza November 15, 2022
Considere o circuito da figura abaixo, onde estão associadas três

Construir três resistências elétricas é uma tarefa relativamente simples, mas que requer alguns conhecimentos básicos de eletrônica. Resistências elétricas são componentes eletrônicos que têm como função limitar a corrente elétrica que passa por eles. Elas são muito utilizadas em circuitos eletrônicos para proteger outros componentes e garantir o bom funcionamento do circuito.

Materiais necessários

Para construir três resistências elétricas, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Fio de níquel-cromo com diâmetro de 0,4 mm
  • Um lápis ou caneta
  • Uma régua
  • Um alicate de corte
  • Um multímetro

Passo a passo

Agora que você já sabe quais materiais vai precisar, siga os passos abaixo para construir as suas três resistências elétricas:

  1. Corte o fio de níquel-cromo em três pedaços iguais, cada um com cerca de 10 cm de comprimento.
  2. Com o lápis ou caneta, enrole cada pedaço de fio em torno da régua, de forma que fique um espiral uniforme e apertado.
  3. Com o alicate de corte, corte as extremidades dos espirais, de forma que fiquem retas e uniformes.
  4. Meça a resistência elétrica de cada espiral com o multímetro. Anote os valores obtidos.
  5. Se necessário, ajuste o comprimento dos espirais para obter o valor de resistência elétrica desejado. Quanto mais comprido o espiral, maior será a resistência elétrica.

Calculando a resistência elétrica

Para calcular a resistência elétrica de cada espiral de fio de níquel-cromo, é preciso levar em conta algumas variáveis, como o comprimento do fio, a sua seção transversal e a resistividade do material. A resistividade do níquel-cromo é de aproximadamente 1,1 x 10^-6 Ωm.

A fórmula para o cálculo da resistência elétrica é:

R = ρ x (L/A)

For more information, please click the button below.

Onde:

  • R é a resistência elétrica em ohms (Ω)
  • ρ é a resistividade do material em ohms x metros (Ωm)
  • L é o comprimento do fio em metros (m)
  • A é a seção transversal do fio em metros quadrados (m²)

Utilizando essa fórmula, é possível calcular a resistência elétrica de cada espiral de fio de níquel-cromo. Por exemplo, se o comprimento do fio for de 1 metro e a seção transversal for de 0,00016 m² (diâmetro de 0,4 mm), a resistência elétrica será de:

R = 1,1 x 10^-6 x (1/0,00016) = 6,875 Ω

Conclusão

Construir três resistências elétricas pode parecer um desafio no início, mas com os materiais certos e um pouco de conhecimento básico de eletrônica, é possível realizar essa tarefa com facilidade. É importante lembrar que as resistências elétricas são componentes eletrônicos muito importantes para o bom funcionamento de circuitos eletrônicos, e sua construção deve ser feita com cuidado e atenção aos detalhes.

FAQs

1. Para que serve uma resistência elétrica?

Uma resistência elétrica tem como função limitar a corrente elétrica que passa por ela. Ela é muito utilizada em circuitos eletrônicos para proteger outros componentes e garantir o bom funcionamento do circuito.

2. Qual é o material mais comum para a construção de resistências elétricas?

O material mais comum para a construção de resistências elétricas é o fio de níquel-cromo, devido à sua alta resistividade e baixo custo.

3. Como ajustar o valor da resistência elétrica de uma resistência construída em casa?

Para ajustar o valor da resistência elétrica de uma resistência construída em casa, é possível variar o comprimento do fio utilizado. Quanto mais comprido o fio, maior será a resistência elétrica.

Related video of você constrói três resistências elétricas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait