Vidrarias De Laboratório: Nomes E Imagens

Reza April 6, 2023
Guia visual de vidrarias de laboratório Diário de um Químico Digital 3.0

As vidrarias de laboratório são instrumentos indispensáveis para a realização de experimentos e análises em diversos campos da ciência, como química, biologia e física. Esses instrumentos são fabricados com vidro borossilicato, um tipo de vidro que suporta altas temperaturas e é resistente a produtos químicos.

Algumas vidrarias de laboratório e seus usos:

1. Béquer

O béquer é uma vidraria de laboratório em forma de copo, com ou sem bico, utilizado para fazer misturas, aquecer líquidos e realizar reações químicas em pequena escala.

béquer

2. Erlenmeyer

O erlenmeyer é uma vidraria de laboratório em forma de cone com fundo plano e pescoço estreito, utilizado para fazer misturas, aquecer líquidos e realizar reações químicas em maior escala do que o béquer.

erlenmeyer

3. Pipeta

A pipeta é uma vidraria de laboratório utilizada para medir e transferir volumes precisos de líquidos de um recipiente para outro.

For more information, please click the button below.

pipeta

4. Proveta

A proveta é uma vidraria de laboratório em forma de cilindro graduado, utilizada para medir volumes de líquidos com precisão.

proveta

5. Bureta

A bureta é uma vidraria de laboratório em forma de tubo graduado, utilizada para medir volumes precisos de líquidos, como soluções, ácidos ou bases, que serão adicionados a uma solução em processo de titulação.

bureta

6. Vidro de relógio

O vidro de relógio é uma vidraria de laboratório em forma de círculo plano, utilizado para pesar substâncias sólidas ou líquidas e para evaporar pequenas quantidades de líquidos.

vidro de relógio

7. Tubo de ensaio

O tubo de ensaio é uma vidraria de laboratório em forma de tubo, utilizado para fazer testes e reações em pequena escala.

tubo de ensaio

8. Funil

O funil é uma vidraria de laboratório em forma de cone ou cilindro, utilizado para transferir líquidos ou sólidos de um recipiente para outro, filtrar misturas e separar líquidos de densidades diferentes.

funil

9. Condensador

O condensador é uma vidraria de laboratório utilizado para condensar vapores em líquidos, resfriando-os e permitindo que sejam coletados em outro recipiente.

condensador

Conclusão

As vidrarias de laboratório são instrumentos essenciais para o trabalho em laboratórios, e é importante reconhecer seus nomes e usos para a realização de experimentos e análises com segurança e eficácia.

FAQs

1. Como limpar vidrarias de laboratório?

As vidrarias de laboratório devem ser limpas imediatamente após o uso com água e sabão neutro ou detergente, e enxaguadas abundantemente com água destilada ou deionizada. Caso haja resíduos persistentes, pode-se utilizar uma solução de ácido nítrico diluído ou uma mistura de água e álcool em partes iguais.

2. Como guardar vidrarias de laboratório?

As vidrarias de laboratório devem ser armazenadas em locais secos e protegidas de choques mecânicos e térmicos. Recipientes como caixas de madeira ou plástico com divisórias podem ser utilizados para evitar que as vidrarias se choquem e se quebrem.

3. Como evitar acidentes com vidrarias de laboratório?

Para evitar acidentes com vidrarias de laboratório, é importante utilizar equipamentos de proteção individual, como luvas, avental e óculos de proteção. Além disso, é preciso manusear as vidrarias com cuidado e atenção, evitando movimentos bruscos e excesso de pressão.

Related video of vidrarias de laboratorio nomes e imagens

blank

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait