Vargas: Pai Dos Pobres E Mãe Dos Ricos

Reza March 25, 2022
Vargas Pai dos pobres ou mãe dos ricos? YouTube

A expressão “Vargas: Pai dos Pobres e Mãe dos Ricos” se refere a Getúlio Vargas, um dos presidentes mais importantes da história do Brasil. Ele governou o país por dois períodos, de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954, e deixou um legado que é lembrado até hoje.

Getúlio Vargas

Getúlio Vargas nasceu em São Borja, no Rio Grande do Sul, em 1882. Ele estudou Direito e começou sua carreira política em 1917, como deputado estadual do Rio Grande do Sul. Em 1922, foi eleito deputado federal e, em 1930, assumiu a presidência do Brasil após um golpe de estado.

Durante seu primeiro mandato, Getúlio Vargas implementou uma série de mudanças que transformaram o Brasil. Ele criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, instituiu a Justiça do Trabalho e promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabeleceu direitos trabalhistas como férias remuneradas, 13º salário e jornada de trabalho de oito horas diárias.

Além disso, Getúlio Vargas investiu em obras de infraestrutura, como a construção da Hidrelétrica de Paulo Afonso e a implantação da Companhia Siderúrgica Nacional. Ele também criou a Petrobras, a maior empresa do Brasil, e fundou a Universidade do Brasil, que mais tarde se tornou a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pai dos Pobres

Getúlio Vargas é chamado de “Pai dos Pobres” porque implementou políticas públicas que beneficiavam os trabalhadores e as camadas mais pobres da população.

Além da CLT, que já foi mencionada, ele criou o salário mínimo, que estabeleceu um valor mínimo para o salário dos trabalhadores, e instituiu o Instituto de Aposentadorias e Pensões (IAP), que criou o sistema de previdência social no Brasil.

For more information, please click the button below.

Getúlio Vargas também investiu em educação e saúde. Ele criou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que oferecem cursos profissionalizantes gratuitos em todo o país. Além disso, ele fundou o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que oferecia atendimento médico e hospitalar aos trabalhadores.

Mãe dos Ricos

Por outro lado, Getúlio Vargas também é chamado de “Mãe dos Ricos” porque implementou políticas que favoreciam a elite brasileira.

Em 1937, ele deu um golpe de estado e instituiu o Estado Novo, um regime autoritário que durou até 1945. Durante esse período, Getúlio Vargas concentrou o poder nas mãos do governo federal e reprimiu movimentos políticos e sociais que contestavam sua autoridade.

Além disso, ele incentivou a industrialização do país, o que beneficiou os empresários e a elite econômica. Ele ofereceu incentivos fiscais para as empresas que se instalassem no Brasil e estabeleceu políticas protecionistas que favoreciam a produção nacional.

Conclusão

Getúlio Vargas é uma figura complexa e controversa da história do Brasil. Ele deixou um legado importante para o país, como a CLT, o salário mínimo e a Petrobras, mas também implementou políticas autoritárias e favoreceu a elite econômica. Por isso, a expressão “Vargas: Pai dos Pobres e Mãe dos Ricos” é uma forma de resumir a sua trajetória política e suas contradições.

FAQs

O que foi o Estado Novo?

O Estado Novo foi um regime autoritário que durou de 1937 a 1945, durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas. Durante esse período, o governo federal concentrou o poder nas mãos do presidente e reprimiu movimentos políticos e sociais que contestavam sua autoridade.

Por que Getúlio Vargas é chamado de “Pai dos Pobres”?

Getúlio Vargas é chamado de “Pai dos Pobres” porque implementou políticas públicas que beneficiavam os trabalhadores e as camadas mais pobres da população. Ele criou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabeleceu direitos trabalhistas como férias remuneradas, 13º salário e jornada de trabalho de oito horas diárias, e instituiu o Instituto de Aposentadorias e Pensões (IAP), que criou o sistema de previdência social no Brasil.

Por que Getúlio Vargas é chamado de “Mãe dos Ricos”?

Getúlio Vargas é chamado de “Mãe dos Ricos” porque implementou políticas que favoreciam a elite brasileira. Ele incentivou a industrialização do país, o que beneficiou os empresários e a elite econômica, e estabeleceu políticas protecionistas que favoreciam a produção nacional.

Related video of vargas pai dos pobres e mãe dos ricos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait