Vão Se Os Anéis, Ficam Os Dedos

Reza May 8, 2021
Pós Graduação em Antropologia Social

“Vão se os anéis, ficam os dedos” é um provérbio popular que se refere ao fato de que, mesmo que alguém perca algo valioso, ainda pode ter algo de valor que o acompanha.

Origem do provérbio

A origem do provérbio é incerta, mas há algumas teorias. Uma delas é que a expressão remonta ao século XVII, quando os nobres franceses costumavam presentear seus convidados com anéis de diamante. Quando a crise financeira chegou à França, muitos nobres foram à falência e tiveram que vender suas joias para sobreviver. Assim, a expressão “vão se os anéis, ficam os dedos” significava que, mesmo que os anéis fossem vendidos, os dedos permaneceriam e poderiam ser usados para trabalhar e ganhar dinheiro.

Outra teoria é que a expressão vem dos tempos antigos, quando os cavaleiros costumavam usar anéis em suas luvas como um sinal de riqueza e status. Se um cavaleiro perdesse um anel durante uma batalha, ainda poderia usar os dedos para segurar a espada e lutar.

Significado do provérbio

O provérbio “vão se os anéis, ficam os dedos” significa que, mesmo que algo de valor seja perdido, ainda há algo de valor que permanece. Isso pode se referir a bens materiais, como joias, dinheiro ou propriedades, mas também pode se referir a coisas mais abstratas, como relacionamentos, amizades ou habilidades.

O provérbio pode ser usado para encorajar alguém que perdeu algo valioso a não desistir ou desanimar, lembrando que ainda há algo de valor que pode ser aproveitado. Também pode ser usado para lembrar alguém que, mesmo que algo de valor seja perdido, ainda há coisas boas na vida que valem a pena aproveitar.

Exemplos de uso

Alguns exemplos de uso do provérbio “vão se os anéis, ficam os dedos” são:

For more information, please click the button below.
  • Após perder seu emprego, Maria ficou muito triste. Mas sua amiga a consolou, dizendo: “Não se preocupe, Maria, vão se os anéis, ficam os dedos. Você ainda tem muitas habilidades e experiências que podem ser valiosas para outras empresas”.
  • Quando João perdeu sua casa em um incêndio, seu pai o encorajou, dizendo: “João, lembre-se: vão se os anéis, ficam os dedos. Você ainda tem sua família e seus amigos, que o amam e o apoiam”.
  • Depois de terminar seu relacionamento de longo prazo, Ana estava muito triste. Mas sua irmã a confortou, dizendo: “Ana, não se preocupe. Vão se os anéis, ficam os dedos. Você ainda tem muitas coisas boas na vida, como sua saúde, sua carreira e seus hobbies”.

Conclusão

O provérbio “vão se os anéis, ficam os dedos” é uma expressão popular que significa que, mesmo que algo de valor seja perdido, ainda há algo de valor que permanece. Isso pode ser usado para encorajar alguém que perdeu algo valioso a não desistir ou desanimar, lembrando que ainda há algo de valor que pode ser aproveitado. Também pode ser usado para lembrar alguém que, mesmo que algo de valor seja perdido, ainda há coisas boas na vida que valem a pena aproveitar.

FAQs

O provérbio se aplica apenas a bens materiais?

Não, o provérbio pode se referir a coisas mais abstratas, como relacionamentos, amizades ou habilidades.

O provérbio é usado apenas para encorajar pessoas que perderam algo valioso?

Não, o provérbio também pode ser usado para lembrar alguém que, mesmo que algo de valor seja perdido, ainda há coisas boas na vida que valem a pena aproveitar.

Qual é a origem mais provável do provérbio?

A origem do provérbio é incerta, mas há algumas teorias. Uma delas é que a expressão remonta ao século XVII, quando os nobres franceses costumavam presentear seus convidados com anéis de diamante. Quando a crise financeira chegou à França, muitos nobres foram à falência e tiveram que vender suas joias para sobreviver. Outra teoria é que a expressão vem dos tempos antigos, quando os cavaleiros costumavam usar anéis em suas luvas como um sinal de riqueza e status.

Related video of vao se os aneis ficam se os dedos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait