Processo De Obtenção Da Massa De Prata Metálica

Reza June 23, 2021
Utilizando O Processo Descrito A Massa De Prata Metalica EDUCA

A prata é um metal nobre de cor branca muito utilizada em joalheria, eletrônica, fotografia, entre outras áreas. A massa de prata metálica é obtida através de um processo que envolve algumas etapas e materiais específicos. Neste artigo, vamos explicar detalhadamente como é feita a obtenção da massa de prata metálica.

Materiais necessários

Para a obtenção da massa de prata metálica, são necessários os seguintes materiais:

  • Prata em pó ou em lâminas;
  • Ácido nítrico (HNO3);
  • Ácido clorídrico (HCl);
  • Água destilada;
  • Hidróxido de sódio (NaOH);
  • Carbonato de sódio (Na2CO3);
  • Balão de destilação com condensador;
  • Béquer;
  • Proveta;
  • Funil de vidro;
  • Pipeta graduada;
  • Termômetro;
  • Tela de amianto;
  • Luvas de proteção;
  • Óculos de proteção.

Etapa 1 – Dissolução da prata

O primeiro passo para a obtenção da massa de prata metálica é a dissolução da prata em ácido nítrico (HNO3). Para isso, é preciso colocar a prata em um béquer e adicionar o ácido nítrico. A reação química que ocorre é a seguinte:

3Ag + 4HNO3 → 3AgNO3 + NO + 2H2O

Depois de adicionado o ácido nítrico, é necessário aquecer a mistura em banho-maria até que a prata esteja completamente dissolvida. É importante tomar cuidado durante essa etapa, pois a reação é exotérmica (libera calor) e pode gerar vapores tóxicos.

Etapa 2 – Precipitação da prata

Após a dissolução completa da prata em ácido nítrico, é necessário precipitá-la na forma de cloreto de prata (AgCl). Para isso, é preciso adicionar ácido clorídrico (HCl) à solução de prata dissolvida. A reação química que ocorre é a seguinte:

For more information, please click the button below.

AgNO3 + HCl → AgCl + HNO3

Depois de adicionado o ácido clorídrico, a solução se torna turva devido à formação do precipitado de cloreto de prata. É importante agitar a solução para garantir que todo o cloreto de prata seja formado.

Etapa 3 – Filtração e lavagem do precipitado

Após a formação do precipitado de cloreto de prata, é necessário filtrá-lo em um funil de vidro com papel de filtro. O precipitado deve ser lavado com água destilada para remover qualquer resíduo de ácido nítrico ou ácido clorídrico que possa ter ficado na superfície do precipitado.

Etapa 4 – Redução do cloreto de prata

Agora que o precipitado de cloreto de prata foi obtido e lavado, é necessário reduzi-lo à forma metálica de prata. Para isso, é preciso preparar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) e carbonato de sódio (Na2CO3). A reação química que ocorre é a seguinte:

2AgCl + 2NaOH + Na2CO3 → 2Ag + 2NaCl + H2O + CO2

Para realizar essa etapa, é necessário colocar o precipitado de cloreto de prata em um balão de destilação com condensador, adicionar a solução de hidróxido de sódio e carbonato de sódio, e aquecer a mistura. Durante a reação, é possível observar a formação de um gás (CO2), que deve ser eliminado através do condensador.

Etapa 5 – Filtração e secagem da prata metálica

Após a redução do cloreto de prata à forma metálica, é necessário filtrar a solução em um funil de vidro com papel de filtro para separar a prata metálica dos sais formados na reação. A prata metálica obtida deve ser lavada com água destilada e seca em uma tela de amianto.

Conclusão

A obtenção da massa de prata metálica é um processo que envolve diversas etapas e materiais específicos. É importante tomar cuidado durante as etapas que envolvem ácidos e aquecimento, utilizando luvas de proteção e óculos de proteção. Com os materiais e técnicas adequados, é possível obter uma massa de prata metálica de alta qualidade.

FAQs

1. É possível obter prata metálica a partir de joias antigas?

Sim, é possível obter prata metálica a partir de joias antigas. No entanto, é preciso utilizar um processo diferente, que envolve a fusão da joia em um forno de fundição e a remoção de impurezas através da adição de ácido nítrico e ácido clorídrico. Esse processo é mais complexo e requer equipamentos específicos.

2. É possível utilizar outros ácidos além do ácido nítrico e ácido clorídrico?

Sim, é possível utilizar outros ácidos como o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido acético (CH3COOH). No entanto, é preciso tomar cuidado com a escolha do ácido, uma vez que alguns ácidos podem reagir de forma indesejada com a prata.

3. A prata metálica obtida pelo processo descrito pode ser utilizada em joalheria?

Sim, a prata metálica obtida pelo processo descrito pode ser utilizada em joalheria. No entanto, é importante garantir que a prata esteja livre de impurezas e que tenha uma qualidade adequada para ser utilizada em joias. É recomendado realizar testes de dureza e pureza antes de utilizar a prata em joalheria.

Related video of utilizando o processo descrito a massa de prata metalica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait