Usina Hidrelétrica Edgard De Sousa

Reza August 16, 2022
BLOG DO PROFESSOR MARCIANO DANTAS REGIÃO HIDROGRÁFICA DO PARANÁ

A Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa é uma usina hidrelétrica localizada no Rio Tietê, entre as cidades de Porto Feliz e Salto, em São Paulo. A usina foi inaugurada em 1970 e é operada pela Companhia Energética de São Paulo (CESP). Ela foi construída para gerar energia elétrica para a região de São Paulo e é uma das principais fontes de energia hidrelétrica do estado.

História

A construção da Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa começou em 1965 e foi concluída em 1970. A usina foi nomeada em homenagem a Edgard de Sousa, um engenheiro civil brasileiro que trabalhou para a CESP e foi responsável pela construção de várias usinas hidrelétricas em São Paulo.

A construção da usina envolveu o desvio do Rio Tietê e a criação de um novo canal para permitir a construção da barragem. A usina tem uma capacidade instalada de 1.380 MW e é composta por seis turbinas geradoras.

Operação

A Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa é operada pela Companhia Energética de São Paulo (CESP). A usina é responsável por fornecer energia elétrica para a região de São Paulo e é uma das principais fontes de energia hidrelétrica do estado.

A usina utiliza a água do Rio Tietê para gerar energia elétrica. A água é armazenada na barragem e, em seguida, é liberada para mover as turbinas geradoras. A energia produzida pela usina é transmitida para a rede elétrica da CESP e distribuída para os consumidores em toda a região.

Impacto ambiental

A construção de uma usina hidrelétrica pode ter um impacto significativo no meio ambiente. No caso da Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa, houve o desvio do Rio Tietê e a criação de um novo canal para permitir a construção da barragem. Isso teve um impacto na fauna e na flora local, além de ter afetado o fluxo natural do rio.

For more information, please click the button below.

No entanto, a usina também tem benefícios ambientais, uma vez que utiliza uma fonte de energia renovável e limpa. A energia hidrelétrica é considerada uma das formas mais eficientes e limpas de geração de energia elétrica.

Conclusão

A Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa é uma das principais fontes de energia hidrelétrica do estado de São Paulo. Ela foi construída para gerar energia elétrica para a região e é operada pela Companhia Energética de São Paulo (CESP). A construção da usina teve um impacto ambiental significativo, mas a usina também tem benefícios ambientais, uma vez que utiliza uma fonte de energia renovável e limpa.

Perguntas frequentes

1. A Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa é uma fonte de energia renovável?

Sim, a Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa utiliza a água do Rio Tietê para gerar energia elétrica, o que a torna uma fonte de energia renovável e limpa.

2. Qual é a capacidade instalada da Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa?

A Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa tem uma capacidade instalada de 1.380 MW e é composta por seis turbinas geradoras.

3. Qual é o impacto ambiental da Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa?

A construção da Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa teve um impacto ambiental significativo, uma vez que envolveu o desvio do Rio Tietê e a criação de um novo canal para permitir a construção da barragem. Isso teve um impacto na fauna e na flora local, além de ter afetado o fluxo natural do rio. No entanto, a usina também tem benefícios ambientais, uma vez que utiliza uma fonte de energia renovável e limpa.

Related video of usina hidrelétrica edgard de sousa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait