Uma Das Diagonais De Um Quadrado Tem Extremidades

Reza August 24, 2022
3 (USP) Uma das diagonais de um quadrado tem extremidades A (1; 1) e C

Um quadrado é uma figura geométrica plana que possui quatro lados iguais e quatro ângulos retos. Além disso, um quadrado também possui quatro diagonais, que são segmentos de reta que unem dois vértices não adjacentes. Dentre essas diagonais, uma delas tem extremidades. Mas o que isso significa? Vamos entender melhor.

Diagonais de um quadrado

Antes de entendermos o que significa uma diagonal de um quadrado ter extremidades, é importante entendermos um pouco mais sobre as diagonais de um quadrado em si.

Como mencionado anteriormente, um quadrado possui quatro diagonais. Essas diagonais são segmentos de reta que unem dois vértices não adjacentes do quadrado. Ou seja, uma diagonal de um quadrado sempre passa pelo centro do quadrado, dividindo-o em dois triângulos isósceles.

Além disso, as diagonais de um quadrado possuem algumas propriedades interessantes. Por exemplo:

  • Todas as diagonais de um quadrado possuem o mesmo comprimento;
  • As diagonais de um quadrado são perpendiculares entre si;
  • As diagonais de um quadrado dividem o quadrado em quatro triângulos congruentes;
  • As diagonais de um quadrado possuem comprimento igual à raiz quadrada de 2 vezes o comprimento do lado do quadrado.

Diagonal com extremidades

Agora que já entendemos um pouco mais sobre as diagonais de um quadrado, podemos voltar à pergunta inicial: o que significa uma diagonal de um quadrado ter extremidades?

Uma diagonal de um quadrado ter extremidades significa que essa diagonal não passa pelo centro do quadrado. Ou seja, as extremidades da diagonal não se encontram no mesmo ponto. Nesse caso, essa diagonal não divide o quadrado em dois triângulos isósceles.

For more information, please click the button below.

Para entender melhor essa situação, podemos imaginar um quadrado com um lápis e uma régua. Se traçarmos uma diagonal que passe pelo centro do quadrado, veremos que a régua e o lápis se encontram no mesmo ponto. No entanto, se traçarmos uma diagonal que não passe pelo centro do quadrado, as extremidades da régua e do lápis não se encontrarão no mesmo ponto.

Um exemplo de diagonal com extremidades pode ser visto na figura abaixo:

Quadrado com diagonal com extremidades

Nessa figura, a diagonal AB é uma diagonal com extremidades. Isso porque as extremidades A e B não se encontram no mesmo ponto.

Conclusão

Em resumo, uma diagonal de um quadrado com extremidades significa que essa diagonal não passa pelo centro do quadrado. Nesse caso, essa diagonal não divide o quadrado em dois triângulos isósceles. É importante lembrar que um quadrado possui quatro diagonais, todas com o mesmo comprimento e perpendiculares entre si.

FAQs

1. Todas as diagonais de um quadrado têm extremidades?

Não, apenas uma das diagonais de um quadrado pode ter extremidades. As outras três diagonais sempre passam pelo centro do quadrado e dividem o quadrado em dois triângulos isósceles.

2. Qual é a fórmula para calcular o comprimento das diagonais de um quadrado?

A fórmula para calcular o comprimento das diagonais de um quadrado é d = L * raiz quadrada de 2, onde d é o comprimento da diagonal e L é o comprimento do lado do quadrado.

3. Qual é a relação entre as diagonais de um quadrado e os seus lados?

As diagonais de um quadrado possuem comprimento igual à raiz quadrada de 2 vezes o comprimento do lado do quadrado. Ou seja, se conhecemos o comprimento de um lado do quadrado, podemos facilmente calcular o comprimento das suas diagonais.

Related video of uma das diagonais de um quadrado tem extremidades

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait