Retirando Uma Bola De Uma Sacola Contendo 5

Reza February 26, 2022
1) Uma bola será retirada de uma sacola contendo 5 bolas verdes e

Imagine que você tenha uma sacola contendo 5 bolas numeradas de 1 a 5 e precisa retirar uma bola da sacola. Qual é a probabilidade de retirar cada bola? Como calcular essa probabilidade?

Cálculo de probabilidade

Para calcular a probabilidade de retirar uma bola específica da sacola, é necessário saber quantas bolas há na sacola e quantas delas são a bola desejada. Neste caso, temos:

  • Total de bolas na sacola: 5
  • Bolas desejadas: 1

Assim, a probabilidade de retirar a bola desejada é de:

P(bola desejada) = número de bolas desejadas / número total de bolas na sacola

P(bola desejada) = 1/5

Outras possibilidades

Além de calcular a probabilidade de retirar uma bola específica, é possível calcular a probabilidade de retirar uma bola com determinada característica. Por exemplo, qual é a probabilidade de retirar uma bola ímpar da sacola?

For more information, please click the button below.

Neste caso, temos:

  • Total de bolas na sacola: 5
  • Bolas ímpares: 2 (1 e 3)

Assim, a probabilidade de retirar uma bola ímpar é de:

P(bola ímpar) = número de bolas ímpares / número total de bolas na sacola

P(bola ímpar) = 2/5

Conclusão

Retirar uma bola de uma sacola contendo 5 bolas numeradas de 1 a 5 pode parecer simples, mas envolve cálculos de probabilidade. Para calcular a probabilidade de retirar uma bola específica, é necessário saber quantas bolas há na sacola e quantas delas são a bola desejada. Já para calcular a probabilidade de retirar uma bola com determinada característica, é preciso contar quantas bolas têm essa característica e dividir pelo número total de bolas na sacola.

FAQs

1. Se eu retirar uma bola da sacola e não a devolver, como isso afeta a probabilidade de retirar outras bolas?

Se você retirar uma bola da sacola e não a devolver, a probabilidade de retirar as outras bolas pode ser afetada, dependendo das características da sacola. Por exemplo, se a sacola contiver apenas uma bola de cada número, a probabilidade de retirar cada bola será diferente após a primeira retirada. No entanto, se a sacola contiver várias bolas do mesmo número, a probabilidade de retirar outras bolas do mesmo número não será afetada.

2. Se eu tiver duas sacolas, cada uma com 5 bolas numeradas de 1 a 5, qual é a probabilidade de retirar a mesma bola de ambas as sacolas?

A probabilidade de retirar a mesma bola de ambas as sacolas depende da probabilidade de retirar cada bola em cada sacola. Como vimos anteriormente, a probabilidade de retirar uma bola específica de uma sacola com 5 bolas numeradas de 1 a 5 é de 1/5. Assim, a probabilidade de retirar a mesma bola de ambas as sacolas é de:

P(retirar mesma bola em ambas as sacolas) = P(retirar bola X na sacola 1) * P(retirar bola X na sacola 2)

P(retirar mesma bola em ambas as sacolas) = (1/5) * (1/5) = 1/25

3. Se eu tiver uma sacola com 5 bolas numeradas de 1 a 5 e retirar duas bolas sem devolver, qual é a probabilidade de retirar a mesma bola nas duas vezes?

Se você retirar duas bolas sem devolver, a probabilidade de retirar a mesma bola nas duas vezes depende da quantidade de bolas na sacola e da quantidade de bolas desejadas. Como a primeira bola retirada não é devolvida, a quantidade total de bolas na sacola diminui para 4. Além disso, a quantidade de bolas desejadas na segunda retirada dependerá da primeira retirada. Assim, a probabilidade de retirar a mesma bola nas duas vezes pode variar de acordo com a primeira retirada.

Related video of uma bola sera retirada de uma sacola contendo 5

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait