Um Índio Caetano Veloso Letra

Reza January 28, 2023
Um índio Caetano Veloso Karaokê Violão Estudando Música Aprenda

Caetano Veloso é um dos maiores nomes da música brasileira e suas composições são conhecidas em todo o mundo. Uma de suas músicas mais emblemáticas é “Um índio”, que foi lançada em 1972 e fez parte do álbum “Transa”.

A letra de “Um índio”

A música “Um índio” tem uma letra poderosa que fala sobre a luta dos povos indígenas pelo reconhecimento de seus direitos e pela preservação de suas culturas. A seguir, confira a letra completa:

Um índio

Ele desceu de uma estrela
Colorida
E eu me lembro
Não sei em que dia
Era primavera
Gente passando na rua
Um vento espalhando o cheiro
De colônias e de perfumes
Era tudo sem você
Tudo, tudo, tudo
Sem você

As pessoas até sorriam
Mas ele só queria saber
Se eu sabia
Que nome se dava
Ao filho da noite e do dia

Eu disse: “Sim”
E ele disse: “Não”
Eu perguntei: “Por quê?”
Ele disse: “Porque sim”
Repetiu: “Porque sim”

E riu da minha ignorância
E da minha ciência
E da minha tristeza
E da minha esperança

Ele era um índio
E agora é uma árvore
E a sua flecha
Já não voa mais
Sua aldeia é uma mata
Só ele ficou triste
Foi quando a brancura
Destruíu sua floresta

Eu vou pra Marajó
Eu vou lá ver
Um boto cor-de-rosa
Eu vou ouvir
Lá no Amazonas
Já diziam os índios
Que uma estrela
Levaria um deles

Eu sigo o cortejo
Eu sou o cortejo
Eu sou o cortejo
Do índio que morreu

A letra de “Um índio” retrata a história de um indígena que desceu de uma estrela e que, ao chegar à Terra, foi confrontado com a realidade da colonização e do preconceito. O personagem da música questiona o narrador sobre o nome dado ao filho da noite e do dia, e embora a resposta seja afirmativa, ele insiste em dizer que não. A música termina com uma referência à tragédia da destruição da floresta e da cultura dos povos indígenas.

A importância de “Um índio”

Além de ser uma música belíssima, “Um índio” é importante por trazer à tona a questão indígena e a necessidade de se reconhecer e preservar a cultura desses povos. Na época em que foi lançada, a música foi considerada uma crítica social e política, e até hoje é lembrada como um marco na luta pela valorização dos direitos dos indígenas.

Em uma entrevista concedida à revista “Manchete” em 1972, Caetano Veloso falou sobre a inspiração para a composição de “Um índio”. Segundo ele, a música surgiu a partir de um sonho que teve com um índio que havia descido de uma estrela e que lhe perguntava sobre o nome do filho da noite e do dia. Essa imagem ficou na cabeça de Caetano e acabou se transformando em uma das suas músicas mais famosas.

Curiosidades sobre “Um índio”

Além da importância e da beleza da música “Um índio”, há algumas curiosidades interessantes sobre ela:

For more information, please click the button below.
  • A música foi gravada durante o exílio de Caetano Veloso em Londres, após ser preso pela ditadura militar brasileira. O álbum “Transa”, que inclui a canção, foi lançado em 1972;
  • O verso “Ele era um índio / E agora é uma árvore” foi inspirado em uma lenda indígena que diz que, quando um índio morre, seu espírito se transforma em uma árvore;
  • “Um índio” já foi regravada por diversos artistas brasileiros e internacionais, como Gal Costa, Gilberto Gil, Cauby Peixoto, David Byrne e os Tribalistas;
  • Em 2017, a música foi usada como trilha sonora da novela “Novo Mundo”, da TV Globo, que retrata a história do Brasil no século XVIII.

Conclusão

Em resumo, “Um índio” é uma das músicas mais icônicas de Caetano Veloso e uma das mais importantes da música brasileira. Com uma letra poderosa que fala sobre a luta dos povos indígenas e a destruição de suas culturas, a música é um manifesto pela valorização e pelo respeito aos direitos desses povos. Ao longo das décadas, “Um índio” se tornou um hino da causa indígena e continua a inspirar artistas e a sensibilizar pessoas em todo o mundo.

FAQs

1. Qual é a inspiração da música “Um índio”?

A música “Um índio” foi inspirada em um sonho que Caetano Veloso teve com um índio que havia descido de uma estrela e lhe perguntava sobre o nome do filho da noite e do dia. Essa imagem ficou na cabeça de Caetano e acabou se transformando em uma das suas músicas mais famosas.

2. O que significa o verso “Ele era um índio / E agora é uma árvore”?

O verso “Ele era um índio / E agora é uma árvore” foi inspirado em uma lenda indígena que diz que, quando um índio morre, seu espírito se transforma em uma árvore. Na música, esse verso simboliza a morte do indígena e sua transformação em um elemento da natureza.

3. Por que “Um índio” é considerada uma música importante?

“Um índio” é considerada uma música importante por trazer à tona a questão indígena e a necessidade de se reconhecer e preservar a cultura desses povos. Na época em que foi lançada, a música foi considerada uma crítica social e política, e até hoje é lembrada como um marco na luta pela valorização dos direitos dos indígenas.

Related video of um indio caetano veloso letra

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait