Um Estudante De Física Mede Com Um Amperímetro A Intensidade

Reza March 30, 2023
Dicas lei de Ohms com alicate amperimetro YouTube

Na área de Física, a medida de grandezas elétricas é uma das etapas mais importantes na realização de experimentos e na resolução de problemas. Para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um circuito, por exemplo, é necessário utilizar um instrumento de medição chamado amperímetro.

O que é um amperímetro?

O amperímetro é um instrumento de medição que tem como função medir a intensidade de corrente elétrica em um circuito. Ele é conectado em série com o circuito e deve ser colocado no ponto onde se deseja medir a corrente.

O amperímetro é um instrumento de alta precisão e deve ser utilizado por pessoas capacitadas e treinadas, pois o manuseio incorreto pode causar danos ao equipamento e até mesmo acidentes elétricos.

Como funciona um amperímetro?

O amperímetro funciona baseado no efeito Joule, que é a transformação de energia elétrica em energia térmica. O amperímetro possui um resistor interno que é aquecido pela passagem da corrente elétrica e, através da medida da variação de resistência, é possível calcular a intensidade da corrente elétrica.

Os amperímetros podem ser analógicos ou digitais. Os analógicos utilizam uma agulha que se movimenta em um mostrador, enquanto os digitais apresentam a leitura em um display.

Como medir a intensidade de corrente elétrica com um amperímetro?

Para medir a intensidade de corrente elétrica com um amperímetro, é necessário seguir os seguintes passos:

For more information, please click the button below.
  1. Desligar a fonte de energia do circuito;
  2. Identificar o ponto onde se deseja medir a corrente elétrica;
  3. Conectar o amperímetro em série com o circuito, no ponto identificado no passo anterior;
  4. Ligar a fonte de energia do circuito;
  5. Fazer a leitura da intensidade de corrente elétrica no amperímetro;
  6. Desligar a fonte de energia do circuito;
  7. Desconectar o amperímetro do circuito.

É importante ressaltar que o amperímetro deve ser escolhido de acordo com a corrente elétrica que se deseja medir, pois ele possui uma faixa de medição específica. Caso a corrente elétrica seja maior do que a capacidade do amperímetro, ele pode ser danificado.

Conclusão

O amperímetro é um instrumento de medição fundamental na área de Física, pois permite medir a intensidade de corrente elétrica em um circuito. É importante utilizar o amperímetro de forma correta, seguindo os procedimentos de segurança, e escolher o modelo mais adequado para cada situação.

FAQs

1. Qual é a diferença entre um amperímetro e um multímetro?

O amperímetro é um instrumento de medição que tem como função medir a intensidade de corrente elétrica em um circuito, enquanto o multímetro é um instrumento que combina as funções de amperímetro, voltímetro e ohmímetro em um único aparelho.

2. É possível medir a corrente elétrica em um circuito com um voltímetro?

Não é possível medir a corrente elétrica em um circuito com um voltímetro, pois ele é utilizado para medir a diferença de potencial elétrico entre dois pontos do circuito.

3. É possível utilizar um amperímetro para medir a corrente elétrica em um circuito com corrente alternada?

Sim, é possível utilizar um amperímetro para medir a corrente elétrica em um circuito com corrente alternada, desde que o amperímetro seja específico para essa finalidade. Alguns modelos de amperímetros possuem uma chave seletora que permite alternar entre a medição de corrente contínua e corrente alternada.

Related video of um estudante de fisica mede com um amperimetro a intensidade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait