Um Corpo Condutor Inicialmente Neutro Perde

Reza June 4, 2021
Um Corpo Condutor Inicialmente Neutro Perde EDUCA

Um corpo condutor inicialmente neutro é aquele que não apresenta carga elétrica positiva ou negativa. No entanto, é possível que esse corpo perca elétrons e, com isso, se torne carregado eletricamente. Nesse contexto, é comum surgir a seguinte pergunta: “um corpo condutor inicialmente neutro perde o quê?”.

Elétrons

Um corpo condutor inicialmente neutro é composto por átomos que possuem um número igual de prótons e elétrons. Os prótons são partículas com carga elétrica positiva, enquanto os elétrons possuem carga elétrica negativa. Quando um objeto perde elétrons, ele se torna carregado positivamente. Por outro lado, quando um objeto ganha elétrons, ele se torna carregado negativamente.

Quando um corpo condutor perde elétrons, ele se torna carregado positivamente. Isso ocorre porque a quantidade de prótons no objeto continua a mesma, mas a quantidade de elétrons diminuiu. Como resultado, a carga elétrica do objeto se torna desbalanceada, com uma quantidade maior de prótons do que de elétrons.

Processo de eletrização

O processo de eletrização ocorre quando um corpo condutor ganha ou perde elétrons. Esse processo pode ocorrer de diferentes formas, como a fricção, indução e contato. Um exemplo de eletrização por fricção é quando atritamos dois objetos diferentes, como um pente e uma camiseta. Nesse caso, os elétrons são transferidos de um objeto para o outro, gerando uma carga elétrica em ambos os objetos.

Na eletrização por indução, um objeto carregado é aproximado de um objeto neutro. Isso faz com que os elétrons no objeto neutro se movam, gerando uma carga elétrica oposta à do objeto carregado. Já na eletrização por contato, dois objetos com cargas elétricas diferentes são postos em contato, fazendo com que os elétrons se movam de um objeto para o outro até que as cargas se equilibrem.

Condutores e isolantes

Nem todos os materiais podem ser eletrizados da mesma forma. Existem materiais que conduzem bem a eletricidade, como metais, e outros que não conduzem, como plásticos. Materiais que conduzem bem a eletricidade são chamados de condutores, enquanto materiais que não conduzem são chamados de isolantes.

For more information, please click the button below.

Isso ocorre porque os elétrons nos materiais condutores estão mais livres para se mover, enquanto nos isolantes eles estão mais “presos” aos átomos. Como resultado, é mais difícil transferir elétrons para ou de um material isolante do que para um material condutor.

Conclusão

Um corpo condutor inicialmente neutro pode perder elétrons e se tornar carregado positivamente. Isso ocorre quando o objeto passa por um processo de eletrização, que pode ocorrer por fricção, indução ou contato. É importante lembrar que nem todos os materiais podem ser eletrizados da mesma forma, e que materiais condutores permitem que os elétrons se movam mais facilmente do que os isolantes.

FAQs

1. Por que um corpo carregado eletricamente pode atrair ou repelir outros corpos?

Um corpo carregado eletricamente gera um campo elétrico ao seu redor. Esse campo elétrico é capaz de atrair ou repelir outras cargas elétricas, dependendo da polaridade das cargas. Um corpo carregado positivamente atrai corpos carregados negativamente e repele corpos carregados positivamente. Já um corpo carregado negativamente atrai corpos carregados positivamente e repele corpos carregados negativamente.

2. O que é uma corrente elétrica?

Uma corrente elétrica é o fluxo de elétrons em um material condutor. Quando um material é colocado em um circuito elétrico, os elétrons se movem do polo negativo para o polo positivo, gerando uma corrente elétrica. Essa corrente elétrica é medida em ampères (A).

3. Como a eletricidade é gerada nas usinas hidrelétricas?

As usinas hidrelétricas geram eletricidade através da força da água. A água é conduzida através de turbinas, que giram um gerador elétrico. Esse gerador converte a energia mecânica da água em energia elétrica, que é transmitida por linhas de transmissão até as residências e indústrias.

Related video of um corpo condutor inicialmente neutro perde

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait