Um Átomo Cujo Número Atômico É 18

Reza August 20, 2021
4 — (ufpa) um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na

Um átomo cujo número atômico é 18 é um átomo de argônio (Ar). O número atômico é a quantidade de prótons no núcleo do átomo e é representado pela letra “Z”. No caso do argônio, ele tem 18 prótons em seu núcleo.

Características do átomo de Ar

O átomo de argônio é um gás nobre, ou seja, pertence ao grupo 18 da tabela periódica. Ele é encontrado naturalmente na atmosfera terrestre em pequenas quantidades, cerca de 0,934%. O argônio é incolor, inodoro e insípido, ou seja, não tem cor, cheiro ou sabor. Além disso, ele é um gás não reativo, ou seja, não se combina facilmente com outros elementos químicos.

Estrutura do átomo de Ar

O átomo de argônio tem uma estrutura eletrônica composta por 18 elétrons distribuídos em três camadas eletrônicas: a primeira camada tem 2 elétrons, a segunda tem 8 elétrons e a terceira tem 8 elétrons. A camada mais externa é chamada de camada de valência e tem 8 elétrons, o que faz com que o átomo de argônio seja estável e não reativo.

Usos do argônio

O argônio é usado em diversas aplicações, como:

  • Em processos de soldagem, para proteger o metal da oxidação e da contaminação;
  • Na indústria de semicondutores, para criar um ambiente livre de oxigênio;
  • Na fabricação de lâmpadas, para preencher o espaço entre os filamentos e evitar a oxidação;
  • Na medicina, para tratar certos tipos de câncer;
  • Na produção de gás hélio, como subproduto do processo de separação do hélio do gás natural.

Conclusão

O átomo de argônio, com número atômico 18, é um gás nobre que apresenta características como incolaridade, odor e sabor. Ele é composto por 18 prótons, 18 elétrons e 22 nêutrons. Além disso, ele é um elemento não reativo e possui diversas aplicações na indústria e na medicina.

FAQs

1. Qual é a diferença entre o número atômico e o número de massa de um átomo?

O número atômico é a quantidade de prótons no núcleo do átomo, enquanto o número de massa é a soma dos prótons e nêutrons no núcleo.

For more information, please click the button below.

2. Por que o átomo de argônio é estável?

O átomo de argônio é estável porque sua camada de valência, a camada mais externa de elétrons, está completa com 8 elétrons. Isso significa que ele não precisa ganhar ou perder elétrons para se tornar estável.

3. Como o argônio é produzido?

O argônio é produzido através da destilação do ar líquido. Quando o ar é resfriado a temperaturas extremamente baixas, ele se liquefaz e pode ser separado em seus componentes, incluindo o argônio.

Related video of um atomo cujo numero atomico é 18

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait