"Tu És Responsável Por Aquilo Que Cativas Significado"

Reza July 27, 2022
Frase Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas

Esta é uma frase famosa do livro “O Pequeno Príncipe”, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry. Ela significa que somos responsáveis pelas pessoas e coisas que escolhemos envolver em nossas vidas, e que essas escolhas têm consequências.

Origem da frase

A frase “Tu és responsável por aquilo que cativas” é dita pelo raposinha ao Pequeno Príncipe, no capítulo XXI do livro. Nesse capítulo, o Pequeno Príncipe encontra a raposinha e pede que ela brinque com ele. A raposinha diz que não pode brincar com o Pequeno Príncipe porque ele ainda não a cativou. E é nesse momento que ela diz a famosa frase:

“Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposinha igual a cem mil outras raposinhas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…”

E é depois de explicar ao Pequeno Príncipe o significado de cativar, que a raposinha diz a frase “Tu és responsável por aquilo que cativas”.

Significado da frase

A frase “Tu és responsável por aquilo que cativas” significa que somos responsáveis pelas pessoas e coisas que escolhemos envolver em nossas vidas, e que essas escolhas têm consequências. Quando escolhemos cativar alguém ou alguma coisa, estamos criando laços e responsabilidades com essa pessoa ou coisa.

Por exemplo, se escolhemos ter um animal de estimação, somos responsáveis por cuidar dele e dar a ele amor e atenção. Se escolhemos ter um amigo, somos responsáveis por cuidar dele, apoiá-lo e estar presente em sua vida. Se escolhemos ter um parceiro, somos responsáveis por amá-lo, respeitá-lo e construir uma relação saudável com ele.

Além disso, a frase também significa que devemos escolher com cuidado as pessoas e coisas que cativamos. Se cativamos pessoas ou coisas negativas, estamos assumindo a responsabilidade pelas consequências dessas escolhas. Por outro lado, se cativamos pessoas ou coisas positivas, estamos assumindo a responsabilidade por ter mais felicidade e realização em nossas vidas.

For more information, please click the button below.

Implicações da frase

A frase “Tu és responsável por aquilo que cativas” tem várias implicações importantes em nossas vidas. Algumas delas são:

1. Devemos escolher com cuidado as pessoas e coisas que cativamos

Como mencionado anteriormente, cativar alguém ou alguma coisa é assumir a responsabilidade por ela. Por isso, devemos escolher com cuidado as pessoas e coisas que cativamos em nossas vidas. Devemos escolher pessoas positivas, que nos fazem bem e nos apoiam, e coisas que nos trazem felicidade e realização.

2. Devemos ser responsáveis pelas pessoas e coisas que cativamos

Quando cativamos alguém ou alguma coisa, estamos assumindo a responsabilidade por ela. Isso significa que devemos ser responsáveis por cuidar, proteger e dar amor e atenção a essas pessoas ou coisas. Devemos estar presentes em suas vidas e fazer o que pudermos para ajudá-las a crescer e prosperar.

3. Devemos ter cuidado com as consequências de nossas escolhas

As escolhas que fazemos em relação a quem ou o que cativamos têm consequências. Se cativamos pessoas ou coisas negativas, podemos acabar sofrendo as consequências disso, como tristeza, infelicidade e perda de tempo e energia. Por outro lado, se cativamos pessoas ou coisas positivas, podemos ter mais felicidade, realização e sucesso em nossas vidas.

Conclusão

Em resumo, a frase “Tu és responsável por aquilo que cativas” significa que somos responsáveis pelas pessoas e coisas que escolhemos envolver em nossas vidas, e que essas escolhas têm consequências. Devemos escolher com cuidado as pessoas e coisas que cativamos, ser responsáveis por elas e estar cientes das consequências de nossas escolhas.

FAQs

1. Qual é o significado da palavra “cativar”?

A palavra “cativar” significa conquistar a afeição de alguém, ganhar a sua confiança e amor. Quando cativamos alguém, estamos criando laços de amizade, amor e confiança com essa pessoa.

2. Como podemos escolher com cuidado as pessoas e coisas que cativamos?

Podemos escolher com cuidado as pessoas e coisas que cativamos pensando nos nossos valores e objetivos de vida. Devemos escolher pessoas e coisas que estejam alinhadas com esses valores e objetivos, e que nos façam sentir bem e felizes. Além disso, devemos prestar atenção nas características das pessoas e coisas que cativamos, como por exemplo, se são positivas, confiáveis e respeitosas.

3. Como podemos ser responsáveis pelas pessoas e coisas que cativamos?

Podemos ser responsáveis pelas pessoas e coisas que cativamos cuidando delas, protegendo-as e dando amor e atenção a elas. Devemos estar presentes em suas vidas e fazer o que pudermos para ajudá-las a crescer e prosperar. Além disso, devemos ser honestos e respeitosos em nossas relações com elas.

Related video of tu és responsável por aquilo que cativas significado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait