Três Resistores Ôhmicos E Idênticos São Ligados

Reza September 23, 2022
Três Resistores Conectados Série Foto de Stock Imagem de série

Introdução

Quando três resistores ôhmicos e idênticos são ligados, é possível calcular a resistência total do circuito e a corrente que passa por cada resistor. Essa é uma questão muito comum em cursos de física e engenharia elétrica, e é importante entender como os resistores se comportam quando conectados em série ou em paralelo.

Resistores em série

Quando os três resistores são ligados em série, ou seja, um após o outro, a resistência total do circuito é igual à soma das resistências individuais de cada resistor. Por exemplo, se cada resistor tiver uma resistência de 10 ohms, a resistência total do circuito será de 30 ohms. Resistores em série A corrente que passa por cada resistor é a mesma, já que não há ramificações no circuito. A corrente total do circuito é determinada pela Lei de Ohm, que afirma que a corrente é igual à tensão dividida pela resistência total: I = V/Rtotal Se uma fonte de tensão de 12 volts for aplicada ao circuito, a corrente total será de: I = 12/30 = 0,4 A Isso significa que a corrente que passa por cada resistor será de 0,4 A.

Resistores em paralelo

Quando os três resistores são ligados em paralelo, ou seja, conectados em um ponto comum, a resistência total do circuito é dada pela fórmula: 1/Rtotal = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 Se cada resistor tiver uma resistência de 10 ohms, a resistência total do circuito será de: 1/Rtotal = 1/10 + 1/10 + 1/10 = 3/10Rtotal = 10/3 ohmsResistores em paralelo A corrente total do circuito é a soma das correntes que passam por cada resistor. A corrente que passa por cada resistor é determinada pela Lei de Ohm, que afirma que a corrente é igual à tensão dividida pela resistência: I = V/R Se uma fonte de tensão de 12 volts for aplicada ao circuito, a corrente total será de: I = 12/(10/3) = 3,6 A Isso significa que a corrente que passa por cada resistor será de: I1 = V/R1 = 12/10 = 1,2 AI2 = V/R2 = 12/10 = 1,2 AI3 = V/R3 = 12/10 = 1,2 A

Conclusão

Quando três resistores ôhmicos e idênticos são ligados, a resistência total e a corrente que passa por cada resistor dependem da forma como os resistores são conectados. Se os resistores estiverem em série, a resistência total será a soma das resistências individuais, e a corrente que passa por cada resistor será a mesma. Se os resistores estiverem em paralelo, a resistência total será calculada usando a fórmula 1/Rtotal = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3, e a corrente que passa por cada resistor será determinada pela Lei de Ohm.

FAQs

1. O que acontece se os resistores tiverem resistências diferentes?

Se os resistores tiverem resistências diferentes, a resistência total do circuito e a corrente que passa por cada resistor serão diferentes, mesmo que os resistores estejam conectados da mesma forma. Nesse caso, é necessário calcular a resistência total do circuito usando as fórmulas apropriadas para resistores em série ou em paralelo.

2. É possível ligar os resistores em série e em paralelo ao mesmo tempo?

Sim, é possível ligar os resistores em série e em paralelo ao mesmo tempo, criando um circuito misto. Nesse caso, a resistência total e a corrente que passa por cada resistor devem ser calculadas usando as fórmulas apropriadas para cada parte do circuito.

For more information, please click the button below.

3. Qual é a diferença entre um resistor ôhmico e um resistor não ôhmico?

Um resistor ôhmico é um componente eletrônico que tem uma resistência fixa e previsível, e que segue a Lei de Ohm. Um resistor não ôhmico é um componente eletrônico que tem uma resistência que varia de acordo com a corrente que passa por ele, e que não segue a Lei de Ohm. Exemplos de resistores não ôhmicos são os termistores e os LDRs.

Related video of três resistores ohmicos e idênticos são ligados

blank

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait