Tipos De Predicado Mapa Mental

Reza June 28, 2021
MAPA MENTAL SOBRE PREDICADO STUDY MAPS

O predicado é uma parte fundamental da oração, pois é ele quem indica o que está sendo dito sobre o sujeito. Existem vários tipos de predicado e cada um deles tem suas características próprias. Neste mapa mental, vamos explorar os principais tipos de predicado e suas particularidades.

1. Predicado Verbal

O predicado verbal é aquele que contém um verbo como núcleo. Ele indica uma ação ou estado que está sendo atribuído ao sujeito. Veja alguns exemplos:

  • Meu amigo estuda muito para o vestibular.
  • Aquela casa é muito bonita.
  • Eu gosto de comer pizza.

Observe que em todos esses casos, o verbo é o núcleo do predicado e indica uma ação ou estado que está sendo atribuído ao sujeito.

2. Predicado Nominal

O predicado nominal é aquele que contém um predicativo do sujeito como núcleo. Ele indica uma característica, qualidade ou estado que está sendo atribuído ao sujeito. Veja alguns exemplos:

  • Minha mãe está feliz.
  • Meu irmão é inteligente.
  • Os alunos ficaram contentes com o resultado da prova.

Observe que em todos esses casos, o predicativo do sujeito é o núcleo do predicado e indica uma característica, qualidade ou estado que está sendo atribuído ao sujeito.

3. Predicado Verbo-Nominal

O predicado verbo-nominal é aquele que contém tanto um verbo quanto um predicativo do sujeito como núcleos. Ele indica uma ação ou estado que está sendo atribuído ao sujeito, bem como uma característica, qualidade ou estado que está sendo atribuído ao sujeito. Veja alguns exemplos:

For more information, please click the button below.
  • Minha amiga ficou feliz com a notícia.
  • O time permaneceu invicto durante todo o campeonato.
  • Os turistas se sentiram seguros durante a viagem.

Observe que em todos esses casos, tanto o verbo quanto o predicativo do sujeito são núcleos do predicado e indicam uma ação ou estado que está sendo atribuído ao sujeito, bem como uma característica, qualidade ou estado que está sendo atribuído ao sujeito.

4. Predicado Verbal Transitivo Direto

O predicado verbal transitivo direto é aquele que contém um verbo transitivo direto como núcleo. Ele indica uma ação que está sendo realizada pelo sujeito e que tem um objeto direto. Veja alguns exemplos:

  • Meu pai comprou um carro novo.
  • O jogador chutou a bola para o gol.
  • Eu li um livro muito interessante.

Observe que em todos esses casos, o verbo transitivo direto é o núcleo do predicado e indica uma ação que está sendo realizada pelo sujeito e que tem um objeto direto.

5. Predicado Verbal Transitivo Indireto

O predicado verbal transitivo indireto é aquele que contém um verbo transitivo indireto como núcleo. Ele indica uma ação que está sendo realizada pelo sujeito e que tem um objeto indireto. Veja alguns exemplos:

  • Eu dou presentes para meus amigos.
  • O professor explicou a matéria para os alunos.
  • Meu chefe pediu um relatório para mim.

Observe que em todos esses casos, o verbo transitivo indireto é o núcleo do predicado e indica uma ação que está sendo realizada pelo sujeito e que tem um objeto indireto.

6. Predicado Verbal Transitivo Direto e Indireto

O predicado verbal transitivo direto e indireto é aquele que contém um verbo transitivo direto e um objeto indireto como núcleos. Ele indica uma ação que está sendo realizada pelo sujeito e que tem tanto um objeto direto quanto um objeto indireto. Veja alguns exemplos:

  • Eu emprestei meu carro para meu irmão.
  • O presidente concedeu um aumento para os funcionários.
  • Meu amigo enviou um presente para minha mãe.

Observe que em todos esses casos, tanto o verbo transitivo direto quanto o objeto indireto são núcleos do predicado e indicam uma ação que está sendo realizada pelo sujeito e que tem tanto um objeto direto quanto um objeto indireto.

Conclusão

Existem vários tipos de predicado, cada um com suas particularidades. É importante conhecer esses tipos para poder compreender melhor as orações e produzir textos mais claros e precisos. O mapa mental apresentado acima é uma ferramenta útil para fixar esses conceitos e usá-los de forma adequada na produção textual.

FAQs

1. Como identificar o tipo de predicado de uma oração?

Para identificar o tipo de predicado de uma oração, é preciso observar o verbo ou predicativo do sujeito que está sendo utilizado e entender qual é a relação que ele estabelece com o sujeito. Se o verbo indica uma ação ou estado que está sendo atribuído ao sujeito, por exemplo, temos um predicado verbal. Se o predicativo do sujeito indica uma característica ou qualidade que está sendo atribuída ao sujeito, temos um predicado nominal.

2. Todos os verbos podem ser transitivos?

Não, nem todos os verbos podem ser transitivos. Verbos intransitivos não exigem complemento, ou seja, não precisam de um objeto direto ou indireto para completar seu sentido. Alguns exemplos de verbos intransitivos são: dormir, cair, nascer, morrer, entre outros.

3. É possível ter um predicado com mais de um verbo?

Sim, é possível ter um predicado com mais de um verbo. Nesse caso, temos o que chamamos de predicado composto. Esse tipo de predicado é formado por dois ou mais verbos que se relacionam entre si e indicam uma ação mais complexa. Por exemplo: “Eu estou estudando para o vestibular”. Nessa oração, o predicado é composto pelos verbos “estou” e “estudando”, que se relacionam entre si e indicam uma ação em andamento.

Related video of tipos de predicado mapa mental

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait