Tipos De Microscópios E Suas Funções

Reza May 2, 2021
Você sabe manusear um microscópio corretamente? Kasvi

Os microscópios são instrumentos muito importantes no estudo de objetos muito pequenos, como células, bactérias, vírus e até mesmo átomos. Com eles, podemos ampliar a imagem do objeto e visualizar detalhes que seriam impossíveis de ver a olho nu.

Microscópio óptico

O microscópio óptico é um dos tipos mais comuns de microscópio e funciona através da luz que passa pelo objeto e é ampliada pelas lentes. Ele permite visualizar objetos até cerca de 2000 vezes o seu tamanho original. É muito utilizado em laboratórios e escolas para a observação de células, tecidos e outros materiais biológicos.

Microscópio eletrônico

O microscópio eletrônico é um tipo mais avançado de microscópio que utiliza feixes de elétrons para criar uma imagem. Ele permite ampliar objetos até cerca de 500.000 vezes o seu tamanho original e é muito utilizado em pesquisas na área de nanotecnologia. Existem dois tipos principais de microscópio eletrônico:

  • Microscópio eletrônico de transmissão (MET): este tipo de microscópio permite visualizar imagens em alta resolução do objeto estudado, já que os elétrons passam através dele e são ampliados.
  • Microscópio eletrônico de varredura (MEV): este tipo de microscópio é utilizado para visualizar a superfície do objeto estudado e permite uma ampliação maior do que o MET.

Microscópio de varredura por sonda (MVS)

O microscópio de varredura por sonda é um tipo de microscópio que utiliza uma sonda para varrer a superfície do objeto estudado. Ele permite visualizar detalhes em escala atômica e é muito utilizado em pesquisas na área de física e engenharia de materiais.

Microscópio de força atômica (MFA)

O microscópio de força atômica é um tipo de microscópio que utiliza uma ponta muito fina para medir as forças entre a ponta e a superfície do objeto estudado. Ele permite visualizar a superfície do objeto em escala atômica e é muito utilizado em pesquisas na área de física e química.

Conclusão

Existem diversos tipos de microscópios, cada um com suas funções específicas e ampliações diferentes. Eles são instrumentos muito importantes para a pesquisa e o estudo de objetos muito pequenos e permitem visualizar detalhes que seriam impossíveis de ver a olho nu.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual a diferença entre o microscópio óptico e o eletrônico?

O microscópio óptico utiliza lentes para ampliar a imagem do objeto estudado, enquanto o microscópio eletrônico utiliza feixes de elétrons. O microscópio eletrônico permite uma ampliação maior do que o óptico e permite visualizar detalhes em escala atômica.

2. Para que serve o microscópio de força atômica?

O microscópio de força atômica é utilizado para visualizar a superfície do objeto estudado em escala atômica. Ele permite medir as forças entre a ponta do microscópio e a superfície do objeto e é muito utilizado em pesquisas na área de física e química.

3. Qual o tipo de microscópio mais utilizado em escolas e laboratórios?

O microscópio óptico é o tipo mais utilizado em escolas e laboratórios, já que é mais acessível e permite a visualização de células e tecidos em alta resolução.

Related video of tipos de microscópios e suas funções

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait