Textos Do Pré-Modernismo Para Interpretação Com Gabarito

Reza July 2, 2021
Textos Do Pré Modernismo Para Interpretação Com Gabarito Texto Exemplo

O pré-modernismo é um movimento literário brasileiro que antecedeu o modernismo e que ocorreu entre o final do século XIX e início do século XX. Nesse período, a literatura brasileira passou por uma transição, saindo do Romantismo e do Realismo e caminhando em direção a um estilo mais moderno.

Textos do pré-modernismo

Os textos do pré-modernismo são caracterizados por uma linguagem mais coloquial e direta, além de uma preocupação com a realidade social e política do país. A seguir, alguns exemplos:

“Os Sertões” de Euclides da Cunha

Publicado em 1902, “Os Sertões” é um livro que mistura relato jornalístico e análise sociológica sobre a Guerra de Canudos, conflito que ocorreu no interior da Bahia entre 1896 e 1897. Euclides da Cunha descreve as condições precárias dos sertanejos e a violência dos combates entre os rebeldes e as forças do governo.

“O Ateneu” de Raul Pompeia

Publicado em 1888, “O Ateneu” é um romance que retrata a vida de um internato de elite no Rio de Janeiro. O narrador, Sérgio, é um jovem que é enviado para estudar no Ateneu e que sofre com o ambiente opressivo e autoritário do colégio.

“Canção do Exílio” de Gonçalves Dias

Publicado em 1843, “Canção do Exílio” é um poema que retrata a saudade que o autor sente do Brasil enquanto está em Portugal. A obra é considerada um marco do Romantismo brasileiro e apresenta a temática da identidade nacional.

Interpretação com gabarito

Para interpretar os textos do pré-modernismo, é importante considerar o contexto histórico e social em que foram produzidos. Além disso, é fundamental identificar as características literárias presentes em cada obra. Para auxiliar na interpretação, é possível utilizar um gabarito com algumas questões-chave:

For more information, please click the button below.
  1. Qual é o tema principal da obra?
  2. Qual é o contexto histórico e social em que a obra foi produzida?
  3. Quais são as características literárias presentes na obra?
  4. Qual é a posição do autor em relação ao tema abordado?
  5. Que reflexões a obra propõe sobre a sociedade brasileira?

Conclusão

Os textos do pré-modernismo são importantes para compreender a evolução da literatura brasileira e a influência do contexto histórico e social na produção literária. Através da interpretação dessas obras, é possível refletir sobre questões como a identidade nacional, a desigualdade social e a opressão institucional.

FAQs

Quais são as principais características do pré-modernismo?

O pré-modernismo é caracterizado por uma linguagem mais coloquial e direta, além de uma preocupação com a realidade social e política do país. Os autores dessa época buscavam retratar a vida cotidiana e os problemas enfrentados pela população brasileira.

Quais são os principais autores do pré-modernismo?

Alguns dos principais autores do pré-modernismo são Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Augusto dos Anjos e Raul Pompeia.

Qual é a importância dos textos do pré-modernismo?

Os textos do pré-modernismo são importantes porque representam uma transição na literatura brasileira, saindo do Romantismo e do Realismo e caminhando em direção a um estilo mais moderno. Além disso, essas obras retratam a realidade social e política do país, refletindo sobre questões como a identidade nacional, a desigualdade social e a opressão institucional.

Related video of textos do pré-modernismo para interpretação com gabarito

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait