Texto Para Trabalhar Classificação Quanto Ao Número De Sílabas

Reza December 13, 2021
CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS Português Ple

A classificação quanto ao número de sílabas é uma das etapas fundamentais no processo de aprendizado da leitura e escrita. Por isso, é importante que os professores trabalhem com textos que permitam aos alunos identificar as diferentes categorias de palavras, de acordo com a quantidade de sílabas que possuem.

O que são sílabas?

Uma sílaba é uma unidade fonológica que se forma com um ou mais sons pronunciados em uma única emissão de voz. Em outras palavras, é um conjunto de sons que se emitem juntos quando se pronuncia uma palavra. Por exemplo, a palavra “casa” tem duas sílabas: “ca” e “sa”.

Como classificar as palavras quanto ao número de sílabas?

As palavras podem ser classificadas em monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas, de acordo com o número de sílabas que possuem:

  • Monossílabas: palavras que possuem apenas uma sílaba, como “sol”, “pé” e “mão”.
  • Dissílabas: palavras que possuem duas sílabas, como “ca-sa”, “pe-la” e “a-mor”.
  • Trissílabas: palavras que possuem três sílabas, como “di-nhei-ro”, “a-pren-der” e “ga-ra-gem”.
  • Polissílabas: palavras que possuem mais de três sílabas, como “a-pa-ri-ção”, “in-ter-ro-ga-ção” e “des-ti-na-ção”.

Texto para trabalhar a classificação quanto ao número de sílabas

A seguir, apresentamos um exemplo de texto que pode ser utilizado para trabalhar a classificação quanto ao número de sílabas:

O macaco e a onça

Certo dia, um macaco viu uma onça e ficou com muito medo. Ele achou que a onça ia pegá-lo e comer. Então o macaco subiu em uma árvore e ficou lá, tremendo de medo.

For more information, please click the button below.

A onça, por sua vez, olhava para cima e via o macaco lá em cima, balançando de um lado para o outro. Ela pensou que seria muito fácil pegá-lo ali em cima, mas não sabia como subir na árvore.

Então, a onça teve uma ideia. Ela disse para o macaco: “Macaco, desça da árvore que eu não vou te fazer mal”. Mas o macaco não acreditou e ficou lá em cima.

Então, a onça disse: “Eu vou embora e você fica aqui em cima. Quando eu estiver longe, você desce e vai embora”. O macaco pensou um pouco e resolveu descer.

E assim foi. O macaco desceu da árvore e foi embora. A onça ficou lá, olhando para ele, mas não fez nada. O macaco percebeu que tinha sido enganado e ficou com raiva, mas pelo menos não tinha sido comido.

Neste texto, é possível identificar palavras de diferentes categorias quanto ao número de sílabas que possuem. Algumas delas são:

  • Monossílabas: “dia”, “um”, “viu”, “uma”, “e”, “ficou”, “lá”, “de”, “um”, “lado”, “para”, “o”, “eu”, “e”, “em”, “mas”, “não”, “ficou”, “com”, “comido”;
  • Dissílabas: “cer-to”, “ma-ca-co”, “on-ça”, “fi-cou”, “me-do”, “achou”, “pegá-lo”, “co-mer”, “su-biu”, “ár-vo-re”, “tre-men-do”, “por-sua-vez”, “olha-va”, “pa-ra”, “ci-ma”, “vi-a”, “ba-lan-çan-do”, “de-um”, “la-do”, “pa-ra”, “ou-tro”, “seria”, “muito”, “fá-cil”, “pe-gá-lo”, “a-li”, “mas”, “não”, “sa-bia”, “co-mo”, “en-ga-na-do”;
  • Trissílabas: “des-cer-va”, “on-de”, “es-ti-ver”, “lon-ge”, “resol-veu”;
  • Polissílabas: “en-tão”, “subiu-em”, “ba-lan-çan-do-de”, “um-la-do”, “pa-ra-o-ou-tro”, “per-ce-beu”, “ti-nha-si-do”, “en-ga-na-do”.

Atividades para trabalhar a classificação quanto ao número de sílabas

Além de utilizar textos para trabalhar a classificação quanto ao número de sílabas, os professores podem propor atividades que ajudem os alunos a identificar as diferentes categorias de palavras. Algumas sugestões são:

  • Montar fichas com palavras de diferentes categorias quanto ao número de sílabas e pedir para os alunos separá-las de acordo com o número de sílabas;
  • Propor jogos em que os alunos tenham que identificar as palavras de acordo com o número de sílabas que possuem;
  • Solicitar que os alunos escrevam palavras de diferentes categorias quanto ao número de sílabas e as classifiquem;
  • Pedir para os alunos produzirem textos em que utilizem palavras de diferentes categorias quanto ao número de sílabas.

Conclusão

A classificação quanto ao número de sílabas é uma etapa importante no processo de aprendizado da leitura e escrita. Por isso, é fundamental que os professores trabalhem com textos e atividades que permitam aos alunos identificar as diferentes categorias de palavras, de acordo com a quantidade de sílabas que possuem. Dessa forma, os alunos podem desenvolver habilidades importantes para a compreensão e produção de textos.

FAQs

O que é uma sílaba?

Uma sílaba é uma unidade fonológica que se forma com um ou mais sons pronunciados em uma única emissão de voz.

Como classificar as palavras quanto ao número de sílabas?

As palavras podem ser classificadas em monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas, de acordo com o número de sílabas que possuem.

Como trabalhar a classificação quanto ao número de sílabas?

Os professores podem trabalhar a classificação quanto ao número de sílabas utilizando textos e atividades que permitam aos alunos identificar as diferentes categorias de palavras. Algumas sugestões são montar fichas com palavras de diferentes categorias, propor jogos em que os alunos tenham que identificar as palavras de acordo com o número de sílabas que possuem, solicitar que os alunos escrevam palavras e as classifiquem, e pedir para os alunos produzirem textos em que utilizem palavras de diferentes categorias.

Related video of texto para trabalhar classificação quanto ao número de sílabas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait