Texto Felicidade Clandestina Perguntas E Respostas

Reza December 12, 2022
Teste felicidade clandestina.docx Tempo Livros

O texto “Felicidade Clandestina” é um conto da escritora brasileira Clarice Lispector, publicado em 1971, que aborda temas como a solidão, a felicidade e a busca pelo amor. O conto é narrado em primeira pessoa pela personagem-narradora, que relembra suas experiências de infância e como elas a ajudaram a encontrar a felicidade. Abaixo estão algumas perguntas e respostas para ajudar a compreender melhor o texto.

1. Qual é a história do conto “Felicidade Clandestina”?

O conto “Felicidade Clandestina” é narrado em primeira pessoa pela personagem-narradora, que relembra suas experiências de infância e como elas a ajudaram a encontrar a felicidade. A personagem-narradora é uma menina solitária e tímida que é apaixonada por livros e pela escola. Ela tem uma colega de classe chamada Ana Maria que possui um livro raro da escritora Machado de Assis, que a personagem-narradora deseja ler. Ana Maria, no entanto, só empresta o livro sob a condição de que a personagem-narradora lhe traga um doce todos os dias.

A personagem-narradora então começa a roubar dinheiro da mãe para comprar os doces e assim poder ler o livro. Ela se sente culpada por roubar, mas ao mesmo tempo sente uma grande felicidade em poder ler o livro. Quando Ana Maria descobre que a personagem-narradora roubou o dinheiro, ela fica furiosa e toma o livro de volta. A personagem-narradora, no entanto, não se arrepende de ter roubado e lido o livro, pois isso lhe trouxe uma grande felicidade clandestina.

2. Qual é o tema principal do conto “Felicidade Clandestina”?

O tema principal do conto “Felicidade Clandestina” é a busca pela felicidade e como muitas vezes essa busca é solitária e clandestina. A personagem-narradora é uma menina solitária e tímida que encontra na leitura e na busca pelo conhecimento uma forma de escapar da solidão e da tristeza. Ela rouba dinheiro da mãe para poder comprar doces e assim conseguir ler o livro que tanto deseja, mesmo sabendo que isso é errado. A felicidade que ela sente ao ler o livro é clandestina, pois é algo que ela faz escondida e que não pode compartilhar com ninguém.

O conto também aborda a ideia de que a felicidade pode ser encontrada em coisas simples e cotidianas, como a leitura de um livro ou a conquista de um objetivo pessoal. A personagem-narradora não precisa de grandes eventos para ser feliz, ela encontra a felicidade em pequenos momentos que são importantes para ela.

3. Qual é a mensagem que o conto “Felicidade Clandestina” transmite?

O conto “Felicidade Clandestina” transmite a mensagem de que a felicidade pode ser encontrada em coisas simples e cotidianas, mas que muitas vezes essa felicidade é solitária e clandestina. A personagem-narradora é uma menina solitária e tímida que encontra na leitura e na busca pelo conhecimento uma forma de escapar da solidão e da tristeza. Ela rouba dinheiro da mãe para poder comprar doces e assim conseguir ler o livro que tanto deseja, mesmo sabendo que isso é errado. A felicidade que ela sente ao ler o livro é clandestina, pois é algo que ela faz escondida e que não pode compartilhar com ninguém.

For more information, please click the button below.

O conto também aborda a ideia de que a felicidade pode ser encontrada em pequenos momentos e conquistas pessoais, e que é importante valorizar esses momentos mesmo que outras pessoas não os considerem importantes. A personagem-narradora encontra felicidade em coisas simples como a leitura de um livro ou a conquista de um objetivo pessoal, e isso é suficiente para ela.

Conclusão

O conto “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector aborda temas como a solidão, a felicidade e a busca pelo amor. A personagem-narradora é uma menina solitária e tímida que encontra na leitura e na busca pelo conhecimento uma forma de escapar da solidão e da tristeza. Ela rouba dinheiro da mãe para poder comprar doces e assim conseguir ler o livro que tanto deseja, mesmo sabendo que isso é errado. A felicidade que ela sente ao ler o livro é clandestina, pois é algo que ela faz escondida e que não pode compartilhar com ninguém. O conto transmite a mensagem de que a felicidade pode ser encontrada em coisas simples e cotidianas, mas que muitas vezes essa felicidade é solitária e clandestina.

FAQs

1. Qual é o significado do título “Felicidade Clandestina”?

O título “Felicidade Clandestina” se refere à felicidade que a personagem-narradora encontra ao ler o livro que tanto deseja, mesmo sabendo que isso é errado e que ela está fazendo algo clandestino. A felicidade que ela sente é solitária e não pode ser compartilhada com ninguém.

2. Qual é a importância da leitura de livros no conto “Felicidade Clandestina”?

A leitura de livros é muito importante no conto “Felicidade Clandestina”, pois é através dela que a personagem-narradora encontra a felicidade e a forma de escapar da solidão e da tristeza. Ela é apaixonada por livros e pela escola, e encontra na leitura uma forma de se conectar com o mundo e com as pessoas.

3. Qual é a mensagem que o conto “Felicidade Clandestina” transmite sobre a felicidade?

O conto “Felicidade Clandestina” transmite a mensagem de que a felicidade pode ser encontrada em coisas simples e cotidianas, mas que muitas vezes essa felicidade é solitária e clandestina. A personagem-narradora encontra felicidade em coisas simples como a leitura de um livro ou a conquista de um objetivo pessoal, e isso é suficiente para ela. O conto também aborda a ideia de que é importante valorizar os pequenos momentos e conquistas pessoais, mesmo que outras pessoas não os considerem importantes.

Related video of texto felicidade clandestina perguntas e respostas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait