Teresa Cristina De Bourbon-Duas Sicílias Filhos

Reza December 23, 2021
"Imperatriz Teresa Cristina de Bourbon e Duas Sicílias". (c.1851). (by

Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias Filhos foi uma princesa italiana que se tornou imperatriz do Brasil ao se casar com o Imperador Dom Pedro II. Ela nasceu em 14 de março de 1822 em Nápoles, na Itália, e faleceu em 28 de dezembro de 1889 no exílio, em Porto, Portugal.

Origem e Família

Teresa Cristina era filha do rei Francisco I das Duas Sicílias e da rainha Maria Isabel da Espanha. Ela tinha nove irmãos, incluindo a rainha Maria Sofia das Duas Sicílias, esposa do rei Fernando II das Duas Sicílias, e o príncipe Leopoldo, que se tornou rei da Bélgica.

Casamento com Dom Pedro II

Em 30 de maio de 1843, Teresa Cristina se casou com Dom Pedro II, então com 18 anos, em uma cerimônia realizada na Capela Imperial do Rio de Janeiro. O casamento foi arranjado por seus pais e pelo pai de Dom Pedro II, o Imperador Dom Pedro I, como uma forma de fortalecer a aliança entre Brasil e as Duas Sicílias.

Ao se casar com Dom Pedro II, Teresa Cristina se tornou a segunda imperatriz do Brasil, sucedendo a sua sogra, a imperatriz Leopoldina. Ela teve um papel importante na vida política do país, apoiando o marido em suas decisões e atuando como patrona de várias instituições beneficentes.

Filhos

Teresa Cristina e Dom Pedro II tiveram quatro filhos:

  • Princesa Isabel (1846-1921) – futura Princesa Imperial e depois Imperatriz do Brasil, conhecida como “a Redentora” por ter assinado a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país em 1888.
  • Príncipe Afonso (1845-1847) – morreu aos dois anos de idade devido a uma queda.
  • Princesa Leopoldina (1847-1871) – casada com o príncipe Luís Augusto da Saxônia, morreu aos 23 anos devido a complicações após o parto.
  • Princesa Isabel (1850-1942) – casada com o conde d’Eu, teve um papel importante na vida política do Brasil após a Proclamação da República em 1889.

Exílio e Morte

Após a Proclamação da República em 1889, Teresa Cristina e sua família foram exilados do Brasil. Eles se estabeleceram em Paris, na França, e depois se mudaram para a cidade de Porto, em Portugal, onde Teresa Cristina faleceu em 28 de dezembro de 1889, aos 67 anos.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias Filhos foi uma importante figura da história do Brasil como a segunda imperatriz do país. Ela teve um papel ativo na vida política e social do país, além de ser mãe de quatro filhos, incluindo a imperatriz Isabel, que ficou conhecida como “a Redentora”. Após a Proclamação da República, ela e sua família foram exilados do Brasil e se estabeleceram em Portugal, onde Teresa Cristina faleceu em 1889.

FAQs

1. Qual foi o papel de Teresa Cristina na vida política do Brasil?

Teresa Cristina apoiou o marido, Dom Pedro II, em suas decisões políticas e atuou como patrona de várias instituições beneficentes no país. Ela teve um papel importante na vida social do Brasil, especialmente na promoção da cultura e das artes.

2. Quantos filhos Teresa Cristina teve?

Teresa Cristina teve quatro filhos com Dom Pedro II: Princesa Isabel, Príncipe Afonso, Princesa Leopoldina e Princesa Isabel.

3. Onde Teresa Cristina faleceu?

Teresa Cristina faleceu em Porto, Portugal, em 28 de dezembro de 1889, após a Proclamação da República no Brasil e o exílio de sua família do país.

Related video of teresa cristina de bourbon-duas sicílias filhos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait