Ter Aceito Ou Ter Aceitado?

Reza October 18, 2021
Aceito ou Aceitado? Qual a Forma Correta de Escrever?

Na língua portuguesa, existem muitas dúvidas em relação ao uso correto dos verbos. Um exemplo disso é a dúvida entre usar “ter aceito” ou “ter aceitado”. Ambas as formas parecem corretas, mas será que realmente são? Neste artigo, vamos explicar o uso correto desses verbos e tirar todas as suas dúvidas.

Ter Aceito

O verbo “aceitar” é um verbo regular, ou seja, segue as regras gerais de conjugação dos verbos em português. A forma correta de conjugação para a primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo é “eu aceitei”.

Porém, muitas pessoas acabam utilizando a forma “eu tenho aceitado”, utilizando o verbo “ter” como auxiliar na conjugação. Essa forma, apesar de ser bastante comum, não é a mais adequada, pois o verbo “aceitar” não é um verbo que demanda o uso do auxiliar “ter”.

A forma “eu tenho aceitado” é mais adequada para verbos que expressam ações contínuas, como “eu tenho estudado”, “eu tenho trabalhado”, entre outros. No caso do verbo “aceitar”, o uso do auxiliar “ter” não é correto, pois a ação de aceitar não é contínua, mas sim pontual.

Portanto, a forma correta de se dizer é “eu aceitei”, sem o uso do auxiliar “ter”. Exemplos:

  • Eu aceitei o convite para a festa.
  • Você aceitou as condições do contrato?
  • Ele aceitou o pedido de desculpas.

Ter Aceitado

A forma correta de usar o verbo “ter” como auxiliar na conjugação do verbo “aceitar” é na formação do tempo composto do indicativo, que é formado pelo verbo “ter” no presente indicativo mais o particípio passado do verbo “aceitar”.

For more information, please click the button below.

Para formar o particípio passado do verbo “aceitar”, basta remover o final “-ar” e adicionar o sufixo “-ado”, resultando em “aceitado”. Dessa forma, a forma correta de se dizer é “eu tenho aceitado”. Exemplos:

  • Eu tenho aceitado as críticas construtivas.
  • Você tem aceitado as diferenças culturais?
  • Ele tem aceitado as responsabilidades do cargo.

É importante lembrar que o tempo composto do indicativo é utilizado para expressar ações que aconteceram no passado e que ainda têm consequências no presente. Ou seja, a ação de aceitar começou no passado e ainda está em curso no presente.

Conclusão

Em resumo, o uso correto do verbo “aceitar” depende do tempo verbal que se deseja utilizar. Para o pretérito perfeito do indicativo, a forma correta é “eu aceitei”, sem o uso do auxiliar “ter”. Já para o tempo composto do indicativo, a forma correta é “eu tenho aceitado”, com o uso do auxiliar “ter” e do particípio passado “aceitado”.

FAQs

1. Qual a diferença entre “eu aceitei” e “eu tenho aceitado”?

A diferença está no tempo verbal utilizado. “Eu aceitei” é o pretérito perfeito do indicativo, utilizado para expressar uma ação que já aconteceu no passado e não tem mais consequências no presente. Já “eu tenho aceitado” é o tempo composto do indicativo, utilizado para expressar uma ação que começou no passado e ainda tem consequências no presente.

2. Posso usar “eu tenho aceitado” no lugar de “eu aceitei”?

Não é correto utilizar “eu tenho aceitado” no lugar de “eu aceitei”. O uso do auxiliar “ter” não é adequado para o verbo “aceitar” no pretérito perfeito do indicativo. A forma correta é “eu aceitei”.

3. Como formar o particípio passado do verbo “aceitar”?

Para formar o particípio passado do verbo “aceitar”, basta remover o final “-ar” e adicionar o sufixo “-ado”, resultando em “aceitado”. Dessa forma, a forma correta do particípio passado é “aceitado”.

Related video of ter aceito ou ter aceitado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait