Teorias Racistas Da Época Influenciaram O Autor De Urupês

Reza February 3, 2023
Urupês 100 anos

Urupês é um livro de Monteiro Lobato que foi publicado em 1918. O livro é uma coletânea de contos que retratam a vida no interior de São Paulo. Embora o livro seja considerado uma obra-prima da literatura brasileira, ele também tem sido criticado por promover ideias racistas. Neste artigo, vamos explorar como as teorias racistas da época influenciaram o autor de Urupês.

Contexto histórico

Para entender como as teorias racistas influenciaram o autor de Urupês, é importante conhecer o contexto histórico em que o livro foi escrito. No final do século XIX e início do século XX, o Brasil passou por um período de intensa transformação. O país deixou de ser uma monarquia e se tornou uma república. A economia do país também mudou, passando de uma economia agrícola para uma economia industrial.

Essas mudanças também trouxeram novas ideias e teorias para o Brasil. Uma dessas teorias foi o darwinismo social, que afirmava que algumas raças eram superiores a outras. Essa teoria foi usada para justificar a escravidão e o imperialismo. No Brasil, a teoria do darwinismo social foi usada para justificar a discriminação racial e a exclusão dos negros da sociedade.

As ideias de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato foi um escritor brasileiro que nasceu em 1882. Ele é mais conhecido por seus livros infantis, como O Sítio do Pica-Pau Amarelo. No entanto, Lobato também escreveu vários livros para adultos, incluindo Urupês.

Em Urupês, Lobato retrata a vida no interior de São Paulo no início do século XX. O livro é uma crítica à cultura caipira e às elites rurais. No entanto, o livro também contém ideias racistas. Por exemplo, em um dos contos, Lobato descreve um personagem negro como um “macaco”.

As ideias racistas de Lobato não foram bem recebidas por todos. Em 1926, o escritor Lima Barreto escreveu uma crítica a Urupês, na qual ele acusava Lobato de ter “ódio à raça negra”.

For more information, please click the button below.

Influências racistas

Embora Monteiro Lobato tenha sido um escritor talentoso, não há dúvida de que ele foi influenciado pelas teorias racistas da época. Essas teorias estavam em toda parte, desde os jornais até os livros de história. É possível que Lobato tenha absorvido essas ideias sem perceber.

No entanto, também é possível que Lobato tenha sido influenciado por pessoas específicas. Por exemplo, o escritor brasileiro Silvio Romero era conhecido por suas teorias racistas. Ele afirmava que os negros eram inferiores às outras raças e que não eram capazes de contribuir para a cultura brasileira. É possível que Lobato tenha lido as obras de Romero e tenha sido influenciado por suas ideias.

Conclusão

O livro Urupês é uma obra-prima da literatura brasileira, mas também é um exemplo de como as teorias racistas da época influenciaram os escritores brasileiros. Monteiro Lobato foi um escritor talentoso, mas suas ideias racistas são uma mancha em sua obra. É importante reconhecer que essas ideias eram comuns na época, mas isso não justifica o fato de que elas foram perpetuadas por Lobato e outros escritores brasileiros.

FAQs

1. As ideias racistas de Monteiro Lobato foram apenas um reflexo do contexto histórico?

Não necessariamente. Embora as teorias racistas fossem comuns na época, nem todos os escritores brasileiros as adotaram. Alguns escritores, como Lima Barreto, eram críticos dessas ideias e as denunciavam.

2. As críticas às ideias racistas de Monteiro Lobato são justas?

Sim. Embora seja importante entender o contexto histórico em que as ideias foram produzidas, isso não justifica o fato de que elas foram perpetuadas. As críticas às ideias racistas de Monteiro Lobato são justas e necessárias para que possamos reconhecer e corrigir esses erros.

3. Como podemos lidar com obras literárias que contêm ideias racistas?

É importante ler essas obras com um olhar crítico e reconhecer que essas ideias são problemáticas. No entanto, isso não significa que devemos ignorar essas obras completamente. Podemos aprender muito sobre a história e a cultura de um país a partir de obras literárias, mesmo que elas contenham ideias racistas.

Related video of teorias racistas da época influenciaram o autor de urupês

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait