Temas Que Já Caíram Na Redação Do Enem

Reza July 8, 2021
Redação Temas que já caíram no Enem Grupo De Estudos Amino

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingresso nas universidades brasileiras, por isso, muitos estudantes se preparam intensamente para garantir uma boa pontuação na prova. Uma das partes mais temidas é a redação, que vale 1000 pontos e exige do candidato conhecimentos sobre diversos temas. Neste artigo, vamos listar alguns dos temas que já caíram na redação do Enem.

Redação do Enem

A redação do Enem é uma prova dissertativa-argumentativa, ou seja, o candidato deve elaborar um texto em que apresente seus argumentos e opiniões sobre um tema proposto. A prova exige que o candidato tenha uma boa capacidade de interpretação de texto, conhecimentos sobre gramática e coesão textual, além de uma argumentação consistente e fundamentada.

Temas que já caíram na redação do Enem

Desde a criação do Enem, em 1998, muitos temas já foram abordados na redação. Veja abaixo alguns deles:

2019

  • “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”

2018

  • “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”

2017

  • “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

2016

  • “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”

2015

  • “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”

2014

  • “Publicidade infantil em questão no Brasil”

2013

  • “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”

2012

  • “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”

2011

  • “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”

2010

  • “O trabalho na construção da dignidade humana”

Como se preparar para a redação do Enem?

Para se preparar para a redação do Enem, é importante ler muito, estar atualizado sobre os principais temas da atualidade e ter uma boa capacidade de escrita. Além disso, é fundamental conhecer as competências avaliadas na redação, que são:

  1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Além disso, é importante praticar a escrita de redações, buscando sempre aprimorar a argumentação, a coesão textual e a clareza na exposição dos argumentos.

Qual a importância da redação do Enem?

A redação do Enem é uma prova decisiva para os estudantes que desejam ingressar em uma universidade pública ou privada por meio do Exame. Além disso, a prova de redação tem um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades de escrita e argumentação dos estudantes, que serão úteis em diversas áreas da vida pessoal e profissional.

For more information, please click the button below.

É possível prever o tema da redação do Enem?

Não é possível prever com certeza o tema da redação do Enem, uma vez que ele é definido apenas no dia da prova. No entanto, é possível identificar algumas tendências e temas que têm sido recorrentes na prova, como questões sociais, políticas, ambientais e culturais.

Conclusão

A redação do Enem é uma prova importante e decisiva para os estudantes que desejam ingressar em uma universidade pública ou privada. Por isso, é fundamental estar bem preparado para enfrentar o desafio. Conhecer as competências avaliadas, ler muito, estar atualizado sobre os principais temas da atualidade e praticar a escrita de redações são algumas das estratégias para se sair bem na prova. Além disso, é importante lembrar que a prova de redação tem um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades de escrita e argumentação dos estudantes, que serão úteis em diversas áreas da vida pessoal e profissional.

FAQs

1. O que é a redação do Enem?

A redação do Enem é uma prova dissertativa-argumentativa em que o candidato deve elaborar um texto em que apresente seus argumentos e opiniões sobre um tema proposto.

2. Quantos pontos vale a redação do Enem?

A redação do Enem vale 1000 pontos.

3. Como se preparar para a redação do Enem?

Para se preparar para a redação do Enem, é importante ler muito, estar atualizado sobre os principais temas da atualidade e ter uma boa capacidade de escrita. Além disso, é fundamental conhecer as competências avaliadas na redação e praticar a escrita de redações.

Related video of temas que ja cairam na redação do enem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait