Tatuagem Não Pode Doar Sangue

Reza August 2, 2022
Quem tem tatuagens não pode doar sangue?

Uma das principais dúvidas que as pessoas têm quando se fala em doação de sangue é se quem tem tatuagem pode ou não doar. Afinal, há muitas informações contraditórias a respeito disso. Algumas pessoas afirmam que quem tem tatuagem não pode doar sangue sob hipótese alguma, enquanto outras dizem que isso é um mito e que a tatuagem não interfere em nada na doação. Mas afinal, quem está certo?

O que diz a legislação brasileira?

De acordo com a legislação brasileira, quem tem tatuagem não pode doar sangue por um período de pelo menos 12 meses após ter sido feita a tatuagem. Essa restrição se aplica tanto a tatuagens feitas com agulhas elétricas quanto a tatuagens feitas com agulhas manuais. A restrição também se aplica a piercings, maquiagem definitiva e qualquer outro procedimento que envolva perfuração da pele.

A razão para essa restrição é que esses procedimentos podem transmitir doenças infecciosas, como hepatite B e C, HIV e sífilis, por meio do sangue. Embora os estúdios de tatuagem e piercings sigam normas rígidas de higiene e esterilização, é impossível garantir totalmente que essas doenças não serão transmitidas. Portanto, é necessário aguardar um período de tempo para se certificar de que a pessoa não contraiu nenhuma dessas doenças antes de permitir que ela doe sangue.

Como é feita a triagem para doação de sangue?

Antes de doar sangue, o doador passa por uma triagem para garantir que ele está apto a doar. Nessa triagem, são feitas perguntas sobre seu histórico de saúde, suas atividades sexuais e seus hábitos de vida. Também é feita uma avaliação clínica, em que são verificados seus sinais vitais, como pressão arterial e batimentos cardíacos, e são coletadas amostras de sangue para realizar exames.

Se o doador apresentar algum fator de risco para doenças infecciosas, ele não poderá doar sangue. Além disso, se ele tiver feito uma tatuagem, piercing ou qualquer outro procedimento que envolva perfuração da pele nos últimos 12 meses, ele também não poderá doar sangue.

E se eu quiser doar sangue mesmo assim?

Se você quiser doar sangue mesmo tendo feito uma tatuagem nos últimos 12 meses, é importante que você espere completar esse período antes de fazer a doação. Isso porque, mesmo que você esteja se sentindo saudável, pode haver alguma doença infecciosa em seu organismo que ainda não se manifestou. Doar sangue nessas condições pode colocar em risco a saúde de quem receberá o sangue.

For more information, please click the button below.

Também é importante lembrar que mentir ou omitir informações na triagem para doação de sangue é um crime. Se você tentar doar sangue mesmo tendo feito uma tatuagem recentemente e mentir sobre isso na triagem, estará colocando em risco a saúde de quem receberá o sangue e poderá ser responsabilizado criminalmente.

Conclusão

Em resumo, quem tem tatuagem não pode doar sangue por um período de pelo menos 12 meses após ter feito a tatuagem. Essa restrição se aplica a tatuagens feitas com agulhas elétricas ou manuais, piercings, maquiagem definitiva e qualquer outro procedimento que envolva perfuração da pele. Essa restrição existe porque esses procedimentos podem transmitir doenças infecciosas, como hepatite B e C, HIV e sífilis, por meio do sangue. Portanto, é importante respeitar esse período de espera para garantir a segurança de quem receberá o sangue.

FAQs

1. A restrição para quem tem tatuagem doar sangue se aplica apenas a tatuagens grandes?

Não. A restrição se aplica a qualquer tatuagem, independentemente do tamanho ou do local onde foi feita.

2. Se eu fizer uma tatuagem no exterior, terei que esperar os mesmos 12 meses para doar sangue?

Sim. A restrição se aplica a qualquer tatuagem feita em qualquer lugar do mundo.

3. Se eu doar sangue e depois fizer uma tatuagem, isso afetará a qualidade do sangue que eu doei?

Não. A restrição existe apenas para garantir que o doador não transmitirá doenças infecciosas por meio do sangue. Se você doou sangue antes de fazer uma tatuagem, isso não afetará a qualidade do sangue que você doou.

Related video of tatuagem não pode doar sangue

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait