Tarsila Do Amaral: Abaporu Releitura

Reza November 18, 2022
Professora Marli Krein Releitura da obra ABAPORU Tarsila do Amaral

Quem é Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral foi uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro. Ela nasceu em Capivari, São Paulo, em 1 de setembro de 1886 e faleceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973.

Além de pintora, Tarsila foi desenhista, tradutora e professora. Ela estudou na Academia Julian, em Paris, e foi influenciada pelo cubismo e pelo futurismo. Em suas obras, Tarsila retratou a cultura e a paisagem brasileiras, criando um estilo próprio e inovador.

O que é Abaporu?

Abaporu é uma das obras mais famosas de Tarsila do Amaral. Ela foi pintada em 1928 e é um ícone do movimento antropofágico, que propunha a “devoração” da cultura europeia pelo Brasil.

A palavra “abaporu” significa “homem que come” na língua indígena tupi-guarani. Na pintura, um personagem magro e alto está sentado em um campo, com os joelhos dobrados e as mãos apoiadas no chão. Ele tem uma cabeça grande e redonda, com olhos e boca pequenos.

Abaporu foi um presente de Tarsila do Amaral para seu marido, o escritor Oswald de Andrade, que se inspirou na obra para escrever o Manifesto Antropófago, em 1928.

O que é uma releitura?

Uma releitura é uma nova interpretação de uma obra já existente. É uma forma de homenagear o artista original e, ao mesmo tempo, criar algo novo a partir de suas ideias.

For more information, please click the button below.

Na releitura, o artista utiliza elementos da obra original, mas acrescenta sua própria visão e estilo. É uma forma de expressar sua admiração pelo trabalho original e de mostrar como ele o influenciou.

O que é a releitura de Abaporu?

A releitura de Abaporu é uma nova versão da obra original, criada por diversos artistas brasileiros. Cada um deles utilizou os elementos de Abaporu para criar uma obra única e personalizada.

A ideia da releitura foi criada em 2017, em comemoração aos 90 anos da pintura de Tarsila do Amaral. A exposição com as releituras foi realizada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), em São Paulo.

Quais são as releituras mais famosas de Abaporu?

Algumas das releituras mais famosas de Abaporu são:

Abaporu com Coca-Cola, por Vik Muniz

O artista plástico Vik Muniz criou uma releitura em que o personagem de Abaporu está bebendo uma garrafa de Coca-Cola. A obra reflete a influência da cultura americana sobre o Brasil e a mistura de tradição e modernidade.

Abaporu em Nova York, por Rodrigo Bueno

O artista Rodrigo Bueno criou uma releitura em que o personagem de Abaporu está na cidade de Nova York, rodeado por arranha-céus e luzes de neon. A obra reflete a globalização e a influência da cultura americana sobre o resto do mundo.

Abaporu Indígena, por Jaider Esbell

O artista Jaider Esbell criou uma releitura em que o personagem de Abaporu está vestido com roupas indígenas e rodeado por elementos da cultura nativa brasileira. A obra reflete a importância da cultura indígena e a luta pela preservação de suas tradições.

Conclusão

A releitura de Abaporu é uma forma de homenagear a obra de Tarsila do Amaral e de mostrar como ela ainda é relevante e influente nos dias de hoje. Cada artista traz sua própria visão e estilo para a obra, criando uma nova interpretação da original.

A exposição de releituras foi um sucesso e mostrou como a arte pode se renovar e se reinventar, mantendo sempre sua essência e sua importância cultural.

FAQs

1. O que significa antropofagia na arte brasileira?

A antropofagia na arte brasileira é um movimento que surgiu na década de 1920, liderado por artistas como Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. O movimento propunha a ideia de “devorar” a cultura europeia, ou seja, absorver suas influências e transformá-las em algo novo e brasileiro.

2. Qual é a importância de Tarsila do Amaral para a arte brasileira?

Tarsila do Amaral é uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro. Ela criou um estilo próprio e inovador, retratando a cultura e a paisagem brasileiras de uma forma única. Suas obras influenciaram gerações de artistas brasileiros e ainda são relevantes e admiradas até os dias de hoje.

3. O que é a Academia Julian?

A Academia Julian foi uma escola de arte em Paris, fundada em 1868. Ela foi uma das mais importantes escolas de arte do mundo no final do século XIX e início do século XX, atraindo estudantes de todo o mundo. Tarsila do Amaral estudou na Academia Julian entre 1920 e 1922, onde teve contato com as vanguardas europeias da época.

Related video of tarsila do amaral abaporu releitura

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait