Substantivo Próprio E Comum 3 Ano

Reza November 26, 2021
Substantivos Proprios E Comuns 3 Ano EDUCA

O estudo dos substantivos é essencial para o domínio da língua portuguesa. Os substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, entre outros. Eles podem ser classificados em dois tipos: substantivo próprio e comum. No terceiro ano do ensino fundamental, as crianças começam a aprender sobre essa classificação e é importante que os professores expliquem de forma clara e objetiva.

Substantivo próprio

O substantivo próprio é utilizado para nomear um ser, objeto ou lugar específico. Geralmente, ele é escrito com letra maiúscula. Alguns exemplos:

  • Brasil
  • São Paulo
  • Marcela
  • Google

É importante ressaltar que o substantivo próprio pode ser formado por mais de uma palavra, como é o caso de “São Paulo”. Nesse caso, apenas a primeira letra de cada palavra é escrita em maiúscula.

Substantivo comum

Já o substantivo comum é utilizado para nomear seres, objetos, lugares, sentimentos, entre outros, de forma genérica, ou seja, sem especificidade. Alguns exemplos:

  • país
  • cidade
  • menino
  • computador

É importante ressaltar que o substantivo comum também pode ser formado por mais de uma palavra, como é o caso de “menino pobre”. Nesse caso, apenas a primeira letra da primeira palavra é escrita em maiúscula.

Exercícios de fixação

Para que os alunos fixem melhor o conteúdo sobre substantivo próprio e comum, o professor pode utilizar alguns exercícios, como:

For more information, please click the button below.
  1. Peça para os alunos escreverem cinco substantivos próprios e cinco substantivos comuns.
  2. Mostre uma imagem de um objeto ou ser e peça para os alunos nomearem utilizando um substantivo comum e outro substantivo próprio.
  3. Passe uma música ou poema e peça para os alunos identificarem os substantivos próprios e comuns utilizados.

Importância do aprendizado do substantivo próprio e comum

O aprendizado do substantivo próprio e comum é fundamental para que as crianças possam desenvolver a habilidade de escrever e falar corretamente em língua portuguesa. Além disso, a compreensão desses conceitos ajuda na produção de textos mais coesos e coerentes.

Com o domínio dos substantivos próprios e comuns, as crianças também passam a ter mais facilidade na compreensão de textos, uma vez que conseguem identificar corretamente os nomes dos seres, objetos e lugares mencionados.

Conclusão

O estudo do substantivo próprio e comum é essencial para o domínio da língua portuguesa. No terceiro ano do ensino fundamental, as crianças começam a aprender sobre essa classificação e é importante que os professores expliquem de forma clara e objetiva. Com o domínio desses conceitos, as crianças conseguem desenvolver habilidades essenciais para a comunicação e a compreensão de texto.

FAQs

1. Qual a diferença entre substantivo próprio e comum?

O substantivo próprio é utilizado para nomear um ser, objeto ou lugar específico, enquanto o substantivo comum é utilizado para nomear seres, objetos, lugares, sentimentos, entre outros, de forma genérica.

2. Por que é importante aprender sobre substantivo próprio e comum?

O aprendizado do substantivo próprio e comum é fundamental para que as crianças possam desenvolver a habilidade de escrever e falar corretamente em língua portuguesa. Além disso, a compreensão desses conceitos ajuda na produção de textos mais coesos e coerentes.

3. Como posso ajudar meu filho a aprender sobre substantivo próprio e comum?

Você pode ajudar seu filho a aprender sobre substantivo próprio e comum por meio de jogos, exercícios e leituras. Além disso, é importante incentivar a prática da escrita e da leitura para que ele possa treinar o uso correto desses conceitos.

Related video of substantivo proprio e comum 3 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait