Sobre O Catabolismo Marque A Alternativa Correta

Reza June 30, 2021
Catabolismo Dicio, Dicionário Online de Português

O catabolismo é um processo bioquímico em que as moléculas complexas são decompostas em moléculas mais simples, liberando energia que pode ser utilizada pelo organismo. É o processo oposto ao anabolismo, que é a síntese de moléculas complexas a partir de moléculas simples. O conhecimento sobre o catabolismo é importante para entender como o organismo obtém energia e como as células funcionam.

Alternativas

  1. O catabolismo é um processo em que moléculas simples são sintetizadas a partir de moléculas complexas.
  2. O catabolismo libera energia que pode ser utilizada pelo organismo.
  3. O catabolismo é um processo em que moléculas complexas são sintetizadas a partir de moléculas simples.
  4. O catabolismo é um processo em que as moléculas permanecem inalteradas.

A alternativa correta é a número 2: o catabolismo libera energia que pode ser utilizada pelo organismo. As outras alternativas estão incorretas porque descrevem processos diferentes do catabolismo.

Tipos de catabolismo

Existem vários tipos de catabolismo, cada um deles quebra moléculas diferentes. Os principais tipos são:

  • Glicólise: quebra de moléculas de glicose em ácido pirúvico;
  • Glicogenólise: quebra de moléculas de glicogênio em glicose;
  • β-oxidação: quebra de ácidos graxos em acetil-CoA;
  • Hidrólise de proteínas: quebra de proteínas em aminoácidos;
  • Hidrólise de nucleotídeos: quebra de nucleotídeos em nucleosídeos e fosfatos.

Cada um desses processos é importante para a obtenção de energia e para a síntese de moléculas essenciais para o organismo.

Importância do catabolismo

O catabolismo é importante para que o organismo obtenha energia e moléculas essenciais para seu funcionamento. Sem o catabolismo, o organismo não seria capaz de obter energia suficiente para suas atividades e manutenção da vida.

O catabolismo também é importante para a regulação do metabolismo. Quando há excesso de energia no organismo, as moléculas são armazenadas em forma de glicogênio ou gordura. Quando há falta de energia, o catabolismo é ativado para quebrar essas moléculas e liberar energia.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O catabolismo é um processo bioquímico importante para a obtenção de energia e moléculas essenciais para o organismo. Existem vários tipos de catabolismo, cada um deles quebra moléculas diferentes. É importante entender como o catabolismo funciona para compreender como o organismo obtém energia e como as células funcionam.

FAQs

1. Como o catabolismo é regulado?

O catabolismo é regulado por diversas enzimas e hormônios, que ativam ou inibem os processos de quebra de moléculas. Além disso, a disponibilidade de nutrientes e energia também afeta o catabolismo.

2. O que acontece com as moléculas que são quebradas no catabolismo?

As moléculas que são quebradas no catabolismo são transformadas em outras moléculas ou liberadas como subprodutos. Por exemplo, a quebra de glicose na glicólise produz ácido pirúvico, que pode ser utilizado em outros processos metabólicos.

3. O catabolismo é o mesmo que metabolismo?

O catabolismo é uma parte do metabolismo, que engloba todos os processos bioquímicos que ocorrem no organismo. O metabolismo inclui tanto o catabolismo quanto o anabolismo, que é a síntese de moléculas complexas a partir de moléculas simples.

Related video of sobre o catabolismo marque a alternativa correta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait