Sobre A Segunda Geração Do Modernismo É Correto Afirmar

Reza May 22, 2022
Segunda Geração Modernista (19301945)

A Segunda Geração do Modernismo brasileiro ocorreu entre 1945 e 1960, e foi marcada por uma série de mudanças na literatura, arte e cultura do país. Nesse período, os escritores e artistas se afastaram do nacionalismo e do regionalismo que haviam sido tão importantes na primeira fase do modernismo e passaram a explorar temas mais universais. Alguns dos principais autores desse período incluem João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.

Características da Segunda Geração do Modernismo

Algumas das principais características da Segunda Geração do Modernismo incluem:

  • Universalismo: A arte e a literatura passaram a se concentrar em temas mais universais, em vez de se limitarem a questões regionais ou nacionais.
  • Desconstrução da linguagem: Os escritores começaram a experimentar com a linguagem e a explorar novas formas de expressão.
  • Engajamento político: Muitos artistas e escritores se envolveram mais diretamente com a política e usaram sua arte para criticar o sistema político e social do país.
  • Valorização da técnica: A técnica literária e artística passou a ser mais valorizada do que a mensagem ou o conteúdo em si.

Principais Autores da Segunda Geração do Modernismo

Alguns dos principais autores da Segunda Geração do Modernismo incluem:

João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Melo Neto foi um poeta pernambucano que se destacou pela sua técnica apurada e pelo seu engajamento político. Sua obra é marcada pela precisão na escolha das palavras e na construção das frases, bem como pela crítica à desigualdade social e à exploração do trabalhador.

Clarice Lispector

Clarice Lispector foi uma escritora ucraniana naturalizada brasileira que se destacou pela sua prosa poética e introspectiva. Sua obra é marcada pelo questionamento da existência humana e pela busca por uma identidade própria.

Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa foi um escritor mineiro que se destacou pela sua inovação linguística e pela sua representação das culturas populares do interior do país. Sua obra é marcada pela mistura entre o erudito e o popular, bem como pela exploração de temas universais.

For more information, please click the button below.

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade foi um poeta mineiro que se destacou pela sua simplicidade e pela sua crítica social. Sua obra é marcada pela sensibilidade e pela preocupação com as questões sociais, políticas e existenciais do país.

Conclusão

A Segunda Geração do Modernismo brasileiro foi um período de grande mudança na literatura, arte e cultura do país. Os escritores e artistas desse período se afastaram do nacionalismo e do regionalismo que haviam sido tão importantes na primeira fase do modernismo e passaram a explorar temas mais universais. Alguns dos principais autores desse período incluem João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.

FAQs

1. Quais foram as principais características da Segunda Geração do Modernismo?

Algumas das principais características da Segunda Geração do Modernismo incluem o universalismo, a desconstrução da linguagem, o engajamento político e a valorização da técnica.

2. Quais foram os principais autores da Segunda Geração do Modernismo?

Alguns dos principais autores da Segunda Geração do Modernismo incluem João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.

3. Qual foi o período em que ocorreu a Segunda Geração do Modernismo brasileiro?

A Segunda Geração do Modernismo brasileiro ocorreu entre 1945 e 1960.

Related video of sobre a segunda geração do modernismo é correto afirmar

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait