Situações Problemas De Divisão 3 Ano

Reza October 6, 2022
Amado Problemas De DivisãO 3o Ano ET35 Ivango

A divisão é uma das operações mais importantes da matemática, pois permite encontrar quantas vezes um número está contido em outro. No terceiro ano, as situações problemas de divisão são muito importantes para o aprendizado dos alunos, pois ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão dos conceitos matemáticos.

O que são situações problemas de divisão?

Situações problemas de divisão são problemas matemáticos que envolvem a operação de divisão. Esses problemas são apresentados em forma de histórias ou situações do cotidiano, que exigem que os alunos apliquem seus conhecimentos de matemática para resolvê-los.

Por que as situações problemas de divisão são importantes?

As situações problemas de divisão são importantes para o aprendizado dos alunos, pois permitem que eles apliquem os conceitos matemáticos aprendidos em sala de aula em situações reais do cotidiano. Isso ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas de forma criativa e eficiente.

Exemplos de situações problemas de divisão

A seguir, apresentamos alguns exemplos de situações problemas de divisão que podem ser aplicados no terceiro ano:

Exemplo 1

Se uma caixa de bombons tem 36 bombons e eu quero dividi-los igualmente entre 9 amigos, quantos bombons cada amigo receberá?

Solução: Para resolver esse problema, basta dividir o número total de bombons (36) pelo número de amigos (9):

For more information, please click the button below.

36 ÷ 9 = 4

Logo, cada amigo receberá 4 bombons.

Exemplo 2

Um pedreiro tem 240 tijolos e quer construir uma parede com 40 tijolos de comprimento. Quantas fileiras de tijolos ele conseguirá fazer?

Solução: Para resolver esse problema, basta dividir o número total de tijolos (240) pelo número de tijolos em cada fileira (40):

240 ÷ 40 = 6

Logo, ele conseguirá fazer 6 fileiras de tijolos.

Exemplo 3

Uma turma de 24 alunos querem se dividir em grupos de 4 alunos. Quantos grupos poderão ser formados?

Solução: Para resolver esse problema, basta dividir o número total de alunos (24) pelo número de alunos em cada grupo (4):

24 ÷ 4 = 6

Logo, poderão ser formados 6 grupos de alunos.

Como ajudar as crianças a resolverem situações problemas de divisão?

Para ajudar as crianças a resolverem situações problemas de divisão, é importante seguir algumas dicas:

  • Explique o problema com calma e de forma clara;
  • Estimule a criança a pensar em diferentes estratégias para resolver o problema;
  • Utilize objetos concretos (como lápis, moedas ou blocos de construção) para ajudar a visualizar o problema;
  • Encoraje a criança a escrever a operação matemática que será utilizada para resolver o problema;
  • Verifique se a resposta faz sentido com a situação apresentada no problema.

Como tornar as situações problemas de divisão mais divertidas?

Para tornar as situações problemas de divisão mais divertidas, é possível utilizar jogos e atividades lúdicas, como os seguintes:

  • Bingo de divisão: faça cartelas com operações de divisão e deixe as crianças jogarem em grupos;
  • Caça ao tesouro: esconda objetos pela sala de aula e dê pistas que envolvam operações de divisão para que as crianças encontrem o tesouro;
  • Jogo do labirinto: crie um labirinto com operações de divisão e deixe as crianças jogarem em duplas ou grupos.

Conclusão

As situações problemas de divisão são uma parte importante do aprendizado matemático no terceiro ano. Elas ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão dos conceitos matemáticos, além de permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos em situações reais do cotidiano. É importante que os professores e pais incentivem as crianças a resolverem esses problemas de forma criativa e divertida, para que elas possam aprender de forma eficiente e prazerosa.

FAQs

1. Como ajudar uma criança que tem dificuldade em divisão?

Para ajudar uma criança que tem dificuldade em divisão, é importante ter paciência e utilizar diferentes estratégias de ensino. É possível utilizar objetos concretos, jogos e atividades lúdicas para ajudar a criança a visualizar e compreender melhor a operação de divisão. Além disso, é importante reforçar os conceitos básicos da matemática, como a tabuada.

2. Como saber se a resposta de uma divisão está correta?

Para saber se a resposta de uma divisão está correta, basta fazer a operação inversa, ou seja, multiplicar o divisor pela resposta obtida. Se o resultado for igual ao dividendo, então a resposta está correta. Por exemplo, se a divisão é 24 ÷ 4 = 6, basta multiplicar 4 x 6 = 24 para verificar se a resposta está correta.

3. Como tornar as situações problemas de divisão mais desafiadoras?

Para tornar as situações problemas de divisão mais desafiadoras, é possível utilizar números maiores, trabalhar com problemas que envolvam mais de uma operação matemática ou apresentar situações mais complexas do cotidiano. Além disso, é possível utilizar jogos e atividades que envolvam competição saudável entre os alunos.

Related video of situações problemas de divisão 3 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait