Sílaba Tônica Da Palavra Professora

Reza November 17, 2021
32 Atividades Com Sílabas Tônicas Para Imprimir Online Artofit Mobile

A palavra “professora” é formada por quatro sílabas: pro-fes-so-ra. A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com mais força e clareza na palavra. Na palavra “professora”, a sílaba tônica é “pro”.

O que é uma sílaba tônica?

A sílaba tônica é a sílaba de uma palavra que é pronunciada com mais força e clareza do que as outras sílabas. Ela também é conhecida como a sílaba acentuada.

Como identificar a sílaba tônica de uma palavra?

Existem algumas regras que podem ajudar a identificar a sílaba tônica de uma palavra, como a regra geral de que as palavras paroxítonas (com a sílaba tônica na penúltima sílaba) são acentuadas graficamente quando terminam em “a”, “e”, “o”, “em”, “ens” ou “um”. No caso da palavra “professora”, por exemplo, ela é uma paroxítona que termina em “a”, por isso a sílaba tônica é “pro”.

Por que é importante saber a sílaba tônica de uma palavra?

Saber a sílaba tônica de uma palavra é importante para a pronúncia correta da palavra. Além disso, a acentuação das palavras é um elemento importante na escrita e na compreensão do significado das palavras. A mudança da sílaba tônica de uma palavra pode alterar seu significado, como no caso das palavras “cômodo” (confortável) e “comodo” (favorável).

Conclusão

A sílaba tônica da palavra “professora” é “pro”. Saber a sílaba tônica de uma palavra é importante para a pronúncia correta da palavra e para a compreensão do seu significado. Existem algumas regras que podem ajudar a identificar a sílaba tônica de uma palavra, mas é importante lembrar que nem todas as palavras seguem essas regras.

FAQs

1. Todas as palavras têm uma sílaba tônica?

Sim, todas as palavras têm uma sílaba tônica. Em algumas palavras, como as monossilábicas, a sílaba tônica é a única sílaba da palavra.

For more information, please click the button below.

2. As palavras oxítonas sempre terminam em “a”, “e”, “o”, “em”, “ens” ou “um”?

Não, as palavras oxítonas (com a sílaba tônica na última sílaba) podem terminar em outras letras além das mencionadas. Por exemplo, a palavra “café” é uma oxítona que termina em “é”.

3. A acentuação gráfica sempre indica a sílaba tônica da palavra?

Nem sempre. A acentuação gráfica pode indicar outras coisas, como a diferenciação de palavras homófonas (com a mesma pronúncia), como “pá” (objeto para pássaros) e “pa” (abreviação de “para”).

Related video of sílaba tônica da palavra professora

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait