Sílaba Tônica Da Palavra Cavalo

Reza September 11, 2021
Cavalo Dicio, Dicionário Online de Português

Para entendermos qual é a sílaba tônica da palavra cavalo, é importante primeiro entender o que é uma sílaba tônica.

O que é sílaba tônica?

Sílaba tônica é aquela que é pronunciada com mais intensidade e força na pronúncia de uma palavra. Em outras palavras, é a sílaba que recebe o acento tônico, ou seja, é a sílaba que é enfatizada na pronúncia da palavra.

Existem três tipos de acento tônico em português:

  • Oxítona: a sílaba tônica é a última sílaba da palavra. Exemplos: café, sofá, avó.
  • Paroxítona: a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra. Exemplos: banana, casa, mesa.
  • Proparoxítona: a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba da palavra. Exemplos: música, fácil, sílaba.

Qual é a sílaba tônica da palavra cavalo?

A palavra cavalo é uma paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra, que é o “va”. Portanto, a sílaba tônica da palavra cavalo é “va”.

Podemos pronunciar a palavra cavalo de diversas formas, mas a sílaba tônica sempre será o “va”. Alguns exemplos de como podemos pronunciar a palavra cavalo com a sílaba tônica enfatizada são:

  • ca-VA-lo
  • CA-va-lo
  • ca-va-LO

Por que é importante conhecer a sílaba tônica das palavras?

Conhecer a sílaba tônica das palavras é importante por diversos motivos:

For more information, please click the button below.
  • Acentuação: saber qual é a sílaba tônica é fundamental para acentuarmos corretamente as palavras. A acentuação é importante para distinguir palavras homófonas, ou seja, palavras que possuem a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Exemplos: (objeto utilizado para cavar) e pa (abreviação de páginas).
  • Pronúncia: saber qual é a sílaba tônica também é importante para pronunciarmos corretamente as palavras. Uma pronúncia equivocada pode dificultar a compreensão do que estamos falando.
  • Literatura: conhecer a sílaba tônica também é importante para a leitura e interpretação de textos literários, que muitas vezes utilizam a acentuação como recurso estilístico.

Como identificar a sílaba tônica de uma palavra?

Nem sempre é fácil identificar a sílaba tônica de uma palavra, mas existem algumas regras que podem ajudar:

  • Oxítonas: todas as palavras oxítonas são acentuadas, portanto a sílaba tônica é a última sílaba da palavra. Exemplos: café, sofá, avó.
  • Paroxítonas: as paroxítonas são acentuadas quando terminam em “a”, “e”, “o”, “em” ou “ens”. Exemplos: banana, mesa, telefone, hífen, hifens. Caso não terminem em nenhuma dessas letras, a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra. Exemplos: casa, livro, papel.
  • Proparoxítonas: todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, portanto a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba da palavra. Exemplos: música, fácil, sílaba.
  • Acento diferencial: algumas palavras são acentuadas de forma diferente para distinguir significados. Exemplos: pôde (pretérito perfeito do verbo poder) e pode (presente do indicativo do verbo poder); pá (objeto utilizado para cavar) e pa (abreviação de páginas).

Existe alguma exceção à regra de acentuação das paroxítonas?

Sim, existe uma exceção à regra de acentuação das paroxítonas. As palavras paroxítonas que possuem ditongo crescente (duas vogais juntas em que a primeira é uma vogal mais fraca e a segunda é uma vogal mais forte) na última sílaba não são acentuadas. Exemplos: ideia, assembleia, jiboia.

Conclusão

A sílaba tônica da palavra cavalo é “va”, já que a palavra é uma paroxítona. Conhecer a sílaba tônica das palavras é importante para a acentuação correta, pronúncia adequada e compreensão de textos literários. Existem algumas regras para identificar a sílaba tônica das palavras, mas há exceções, como as palavras paroxítonas com ditongo crescente na última sílaba.

FAQs

1. Todas as palavras paroxítonas são acentuadas?

Não, nem todas as palavras paroxítonas são acentuadas. As paroxítonas são acentuadas apenas quando não terminam em “a”, “e”, “o”, “em” ou “ens”.

2. É possível que uma palavra tenha mais de uma sílaba tônica?

Não, uma palavra só pode ter uma sílaba tônica. Caso haja mais de uma sílaba com a mesma intensidade na pronúncia, a sílaba tônica será aquela que receber o acento gráfico.

3. Qual é a diferença entre acento tônico e acento gráfico?

O acento tônico é a sílaba que é pronunciada com mais intensidade e força na pronúncia de uma palavra. Já o acento gráfico é o sinal colocado sobre a vogal para indicar a sílaba tônica. Em português, os acentos gráficos são o agudo (´), o circunflexo (^) e o grave (`).

Related video of sílaba tônica da palavra cavalo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait