Sequências De Acordes Mais Usadas

Reza April 26, 2021
Acordes de violão mais usados pro iniciante

As sequências de acordes são a base da harmonia em muitas músicas, e entender quais são as sequências mais usadas pode ajudar a compor músicas, improvisar solos e reconhecer progressões em músicas já existentes. Neste artigo, vamos explorar algumas das sequências de acordes mais comuns na música popular.

I – V – vi – IV

A progressão de acordes I – V – vi – IV é uma das mais populares em muitas músicas pop, rock e country. Esta progressão é usada em músicas como “Someone Like You” de Adele, “Let It Be” dos Beatles, e “Hey Jude” também dos Beatles.

A progressão começa com o acorde I (também conhecido como tônica), que é geralmente o acorde principal da tonalidade da música. Em seguida, passa para o acorde V (também conhecido como dominante), que é muitas vezes usado para criar tensão e preparar o ouvinte para o retorno ao acorde I. O acorde vi (também conhecido como submediante) é um acorde menor que muitas vezes é usado como uma variação do acorde I. Finalmente, a progressão termina com o acorde IV (também conhecido como subdominante), que é usado para criar uma sensação de conclusão antes de retornar ao acorde I.

vi – IV – I – V

A progressão de acordes vi – IV – I – V é outra sequência popular usada em muitas músicas pop, rock e country. Esta progressão é usada em músicas como “With or Without You” do U2, “Let Her Go” de Passenger e “When I Was Your Man” de Bruno Mars.

A progressão começa com o acorde vi (submediante), seguido pelo acorde IV (subdominante). Em seguida, passa para o acorde I (tônica), que geralmente é o acorde principal da tonalidade da música. Finalmente, a progressão termina com o acorde V (dominante), que geralmente cria uma sensação de tensão e prepara o retorno ao acorde I.

I – IV – V

A progressão de acordes I – IV – V é uma das progressões mais simples e populares usadas em muitas músicas pop, rock e blues. Esta progressão é usada em músicas como “Johnny B. Goode” de Chuck Berry, “Louie Louie” de The Kingsmen e “Wild Thing” de The Troggs.

For more information, please click the button below.

A progressão começa com o acorde I (tônica), seguido pelo acorde IV (subdominante) e termina com o acorde V (dominante). Esta progressão é muitas vezes usada em músicas de blues para criar uma sensação de tensão e liberação.

I – vi – IV – V

A progressão de acordes I – vi – IV – V é uma variação da progressão I – V – vi – IV mencionada anteriormente. Esta progressão é usada em músicas como “All Summer Long” de Kid Rock, “Should I Stay or Should I Go” de The Clash e “Every Breath You Take” do The Police.

A progressão começa com o acorde I (tônica), seguido pelo acorde vi (submediante), depois o acorde IV (subdominante) e termina com o acorde V (dominante). Esta progressão é usada em muitas músicas pop e rock para criar uma sensação de tensão e liberação.

Conclusão

Compreender as sequências de acordes mais usadas pode ajudar a compor músicas, improvisar solos e reconhecer progressões em músicas já existentes. As sequências de acordes mencionadas acima são apenas algumas das muitas progressões populares usadas na música popular. Ao experimentar com diferentes sequências de acordes, você pode encontrar novas maneiras de criar harmonias interessantes e emocionantes.

FAQs

1. Posso usar essas sequências de acordes em qualquer tonalidade?

Sim, essas sequências de acordes podem ser transpostas para qualquer tonalidade. Por exemplo, se você quiser usar a progressão de acordes I – V – vi – IV em uma tonalidade de Ré maior, os acordes seriam Ré – Lá – Si menor – Sol.

2. Essas sequências de acordes são usadas apenas em músicas pop e rock?

Não, essas sequências de acordes são usadas em muitos gêneros diferentes de música. Embora sejam mais comuns em músicas pop e rock, também podem ser encontradas em música country, blues, jazz e muito mais.

3. Posso usar variações dessas sequências de acordes em minhas próprias músicas?

Claro, você pode usar essas sequências de acordes como ponto de partida para criar suas próprias progressões de acordes. Experimente adicionar variações ou substituir acordes para criar algo novo e emocionante.

Related video of sequências de acordes mais usadas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait