Segundo Scatena 2014 O Serviço Social Surge Como Um

Reza January 1, 2022
SER Consultoria e Assessoria em Projetos Sociais, Desenvolvimento

Introdução

O Serviço Social é uma profissão que vem sendo exercida desde o início do século XX no Brasil. A sua origem está ligada às transformações sociais que ocorreram no país na época, como a industrialização e o crescimento das cidades. O serviço social surge então como uma forma de atender às necessidades das classes mais pobres e marginalizadas da sociedade. Nesse contexto, Scatena (2014) propõe uma reflexão sobre a gênese do Serviço Social no Brasil. Segundo o autor, essa profissão surge como um instrumento de intervenção social que busca promover a justiça social e a cidadania.

O que é o Serviço Social?

O Serviço Social é uma profissão que tem como objetivo promover o bem-estar social e a justiça social. Os profissionais de Serviço Social atuam junto a indivíduos, famílias, grupos e comunidades que estão em situação de vulnerabilidade social. Eles buscam identificar as necessidades dessas pessoas e oferecer-lhes os recursos necessários para melhorar sua qualidade de vida. O Serviço Social é uma profissão que tem uma forte ligação com as políticas sociais. Os profissionais dessa área trabalham em conjunto com outras profissões que atuam na área social, como psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, entre outros.

A gênese do Serviço Social no Brasil

Segundo Scatena (2014), o Serviço Social surge no Brasil como uma resposta às transformações sociais que ocorreram no país no início do século XX. A industrialização e o crescimento das cidades levaram a um aumento da pobreza e da marginalização social. Foi nesse contexto que surgiram as primeiras iniciativas de intervenção social no país. O objetivo dessas iniciativas era atender às necessidades das classes mais pobres e marginalizadas da sociedade. Nesse contexto, o Serviço Social surge como um instrumento de intervenção social que busca promover a justiça social e a cidadania. O Serviço Social teve uma grande importância na história do Brasil. Ele foi fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os profissionais dessa área atuaram em diversas frentes, como a assistência social, a saúde pública, a educação, entre outras.

A importância do Serviço Social na atualidade

Hoje em dia, o Serviço Social continua sendo uma profissão de grande importância. Os profissionais dessa área atuam em diversas frentes, buscando promover a justiça social e a cidadania. Eles trabalham junto a indivíduos, famílias, grupos e comunidades que estão em situação de vulnerabilidade social. O Serviço Social é uma profissão que tem uma forte ligação com as políticas sociais. Os profissionais dessa área atuam em conjunto com outras profissões que atuam na área social, como psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, entre outros. Os profissionais de Serviço Social são responsáveis por desenvolver projetos e programas sociais que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Eles buscam identificar as necessidades das pessoas e oferecer-lhes os recursos necessários para melhorar sua qualidade de vida.

Conclusão

O Serviço Social surge no Brasil como uma resposta às transformações sociais que ocorreram no país no início do século XX. Ele foi fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Hoje em dia, o Serviço Social continua sendo uma profissão de grande importância, que busca promover a justiça social e a cidadania.

FAQs

1. Quais são as principais áreas de atuação do Serviço Social?

Os profissionais de Serviço Social atuam em diversas áreas, como assistência social, saúde pública, educação, entre outras.

For more information, please click the button below.

2. Qual é a formação necessária para atuar como assistente social?

Para atuar como assistente social é necessário ter uma formação em Serviço Social, que é oferecida em diversas universidades do país.

3. Como é o mercado de trabalho para os profissionais de Serviço Social?

O mercado de trabalho para os profissionais de Serviço Social é bastante amplo. Eles podem atuar em organizações governamentais e não-governamentais, empresas, hospitais, entre outros.

Related video of segundo scatena 2014 o serviço social surge como um

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait