Entendendo A Expressão "Se Nadou E Depois Coçou É Porque Pegou"

Reza May 6, 2022
"Se nadou e coçou, é porque pegou". Esta frase é comumen te usada em

A expressão “se nadou e depois coçou é porque pegou” é um ditado popular que tem origem nas praias e rios brasileiros. Essa frase é utilizada para alertar sobre os perigos de entrar em águas desconhecidas ou mal cuidadas, pois se a pessoa sentir coceira ou irritação na pele após nadar, pode ser um sinal de que tenha contraído alguma doença ou infecção.

Origem da expressão

A origem da expressão não é clara, mas acredita-se que ela tenha surgido a partir da observação de pescadores e frequentadores de praias que notavam que, ao nadar em águas poluídas ou contaminadas, era comum sentir coceira ou irritação na pele. Essa sensação muitas vezes era causada por microrganismos presentes na água, como bactérias e fungos, que podem causar infecções e doenças de pele.

Significado da expressão

O ditado “se nadou e depois coçou é porque pegou” significa que se a pessoa sentir coceira ou irritação na pele após nadar, é possível que tenha contraído alguma doença ou infecção. Isso pode acontecer principalmente em águas poluídas, contaminadas ou com presença de animais aquáticos que possam transmitir doenças, como águas-vivas e ouriços do mar.

Cuidados ao nadar em águas desconhecidas

Para evitar problemas de saúde ao nadar em águas desconhecidas, é importante tomar alguns cuidados, como:

  • Informar-se sobre a qualidade da água antes de entrar;
  • Evitar nadar em rios e praias poluídos ou com histórico de contaminação;
  • Usar protetor solar e chapéu para proteger a pele;
  • Evitar nadar perto de animais aquáticos, como águas-vivas e ouriços do mar;
  • Evitar nadar em locais com correnteza forte ou em áreas com avisos de perigo.

Doenças e infecções que podem ser contraídas na água

Algumas das doenças e infecções que podem ser contraídas na água e causar coceira ou irritação na pele são:

  • Dermatite de contato: inflamação da pele causada pelo contato com substâncias irritantes ou alergênicas presentes na água;
  • Micose: infecção fúngica que pode ser adquirida em águas contaminadas ou úmidas;
  • Cistite: infecção urinária que pode ser causada por bactérias presentes na água contaminada;
  • Leptospirose: doença causada por bactérias presentes na urina de animais infectados, como ratos;
  • Hepatite A: doença viral que pode ser transmitida pela água contaminada com fezes de pessoas infectadas;
  • Gastroenterite: infecção intestinal causada por bactérias ou vírus presentes na água contaminada.

Conclusão

O ditado “se nadou e depois coçou é porque pegou” é um alerta importante para os perigos de nadar em águas desconhecidas ou mal cuidadas. É fundamental tomar cuidados para evitar doenças e infecções que possam ser transmitidas pela água, como informar-se sobre a qualidade da água antes de entrar, evitar nadar em locais poluídos ou com presença de animais aquáticos perigosos, usar protetor solar e chapéu para proteger a pele e evitar nadar em áreas com avisos de perigo.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Coceira após nadar sempre significa que a água estava contaminada?

Nem sempre. A coceira pode ser causada por outros fatores, como o uso de produtos químicos na piscina, o contato com algas ou plantas aquáticas e até mesmo o atrito da pele com a areia ou as rochas. Por isso, é importante observar outros sintomas e procurar ajuda médica se a coceira persistir.

2. É possível evitar problemas de saúde ao nadar em águas desconhecidas?

Sim. Alguns cuidados simples podem ajudar a evitar problemas de saúde ao nadar em águas desconhecidas, como informar-se sobre a qualidade da água antes de entrar, evitar nadar em locais poluídos ou com presença de animais aquáticos perigosos, usar protetor solar e chapéu para proteger a pele e evitar nadar em áreas com avisos de perigo.

3. Todas as doenças e infecções transmitidas pela água podem causar coceira na pele?

Não necessariamente. Algumas doenças e infecções transmitidas pela água podem causar outros sintomas, como febre, náuseas, vômitos e diarreia. Por isso, é importante estar atento aos sinais do corpo e procurar ajuda médica se houver qualquer suspeita de infecção ou doença.

Related video of se nadou e depois coçou é porque pegou

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait