Sais De Amônio São Sólidos Iônicos

Reza May 18, 2021
Sais De Amonio Sao Solidos Ionicos EDUCA

Os sais de amônio são compostos químicos que contêm íons amônio (NH4+) e íons negativos de algum ácido. Esses compostos são classificados como sólidos iônicos, que são substâncias cristalinas que consistem em íons positivos e negativos mantidos juntos por forças eletrostáticas.

Composição química dos sais de amônio

Os sais de amônio podem ser produzidos a partir de uma ampla gama de ácidos, incluindo ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico, ácido fosfórico, ácido acético, entre outros. A fórmula química geral para um sal de amônio é (NH4)X, onde X é o ânion proveniente do ácido. Por exemplo, o cloreto de amônio tem a fórmula (NH4)Cl, o sulfato de amônio tem a fórmula (NH4)2SO4, e assim por diante.

Sólidos iônicos

Os sólidos iônicos são substâncias cristalinas que consistem em íons positivos e negativos mantidos juntos por forças eletrostáticas. Essas forças são conhecidas como ligações iônicas. Os íons positivos e negativos são atraídos um pelo outro, formando uma estrutura tridimensional cristalina. Os sólidos iônicos são geralmente sólidos à temperatura ambiente e têm pontos de fusão e ebulição elevados.

Os sólidos iônicos geralmente têm baixa solubilidade em solventes não polares, como benzeno ou tetracloreto de carbono, mas são solúveis em solventes polares, como água. Quando um sólido iônico é dissolvido em água, os íons são separados uns dos outros e se dispersam na solução. Isso é conhecido como dissociação iônica.

Sais de amônio como sólidos iônicos

Os sais de amônio são sólidos iônicos porque consistem em íons positivos (NH4+) e íons negativos (geralmente provenientes de um ácido). Esses íons são mantidos juntos por forças eletrostáticas, formando uma estrutura cristalina tridimensional. Os sais de amônio são geralmente sólidos à temperatura ambiente e têm pontos de fusão e ebulição elevados.

Os sais de amônio são solúveis em água devido à dissociação iônica. Quando um sal de amônio é dissolvido em água, os íons se separam uns dos outros e se dispersam na solução. Isso pode ser visto na equação química simplificada para a dissociação do cloreto de amônio em água:

For more information, please click the button below.

(NH4)Cl(s) → NH4+(aq) + Cl(aq)

Conclusão

Em resumo, os sais de amônio são sólidos iônicos que consistem em íons positivos de amônio e íons negativos provenientes de um ácido. Esses compostos são mantidos juntos por forças eletrostáticas, formando uma estrutura cristalina tridimensional. Os sais de amônio são geralmente sólidos à temperatura ambiente e têm pontos de fusão e ebulição elevados. Além disso, os sais de amônio são solúveis em água devido à dissociação iônica.

FAQs

1. Quais são alguns exemplos de sais de amônio?

Alguns exemplos de sais de amônio incluem o cloreto de amônio (NH4Cl), o sulfato de amônio ((NH4)2SO4), o nitrato de amônio (NH4NO3) e o fosfato de amônio ((NH4)3PO4).

2. Como os sais de amônio são usados?

Os sais de amônio têm uma ampla gama de aplicações em várias indústrias. O cloreto de amônio, por exemplo, é usado como reagente químico, fertilizante, agente de tratamento térmico e em produtos farmacêuticos. O sulfato de amônio é usado como fertilizante, em produtos de limpeza e em análises químicas. O nitrato de amônio é usado como fertilizante, explosivo e em análises químicas.

3. Os sais de amônio são seguros para uso em alimentos?

Alguns sais de amônio são aprovados para uso em alimentos pela FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, desde que sejam usados em quantidades seguras. O cloreto de amônio é usado como agente de acidificação em produtos alimentícios, enquanto o bicarbonato de amônio é usado como agente de fermentação em pães e produtos de panificação. No entanto, é importante seguir as diretrizes de segurança e dosagem ao usar sais de amônio em alimentos.

Related video of sais de amonio sao solidos ionicos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait