Resumo Por Capítulo: Memórias Póstumas De Brás Cubas

Reza February 8, 2023
memórias póstumas de brás cubas resumo por capitulo wood scribd braxin

Introdução

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” é um romance escrito por Machado de Assis, publicado pela primeira vez em 1881. Neste livro, o autor apresenta a história de Brás Cubas, um homem rico e solteiro que morre e decide narrar suas memórias do além-túmulo. Este resumo por capítulo tem como objetivo apresentar um breve resumo da história contada por Brás Cubas ao longo dos capítulos da obra.

Capítulo 1 – “Óbito do Autor”

Brás Cubas, o narrador e protagonista da história, anuncia desde o início que está morto e que pretende contar sua história do além-túmulo. Ele fala sobre sua morte e o fato de ter sido enterrado com uma medalha de São Francisco de Assis, o que o leva a refletir sobre a vida e a morte.

Capítulo 2 – “Morte e Enterro do Titular”

Neste capítulo, Brás Cubas relembra a história de sua família e a morte de seu pai. Ele também fala sobre sua adolescência e sobre sua paixão por Marcela, uma mulher mais velha e experiente. Brás Cubas conta como sua relação com Marcela mudou sua vida e como ele acabou se afastando dela.

Capítulo 3 – “Das Negativas”

Brás Cubas reflete sobre a negatividade presente em sua vida e em sua personalidade. Ele conta como sempre se recusou a fazer algo que não lhe agradava e como isso o impediu de alcançar alguns objetivos. Brás Cubas também fala sobre sua relação com Eugênia, uma mulher que ele amava, mas que acabou se casando com outro homem.

Capítulo 4 – “O Emplasto”

Neste capítulo, Brás Cubas conta a história de um emplasto que inventou e que acabou se tornando um sucesso. Ele relata como a invenção mudou sua vida e como ele acabou perdendo todo o dinheiro que ganhou com ela. Brás Cubas também fala sobre sua relação com Virgília, uma mulher casada por quem ele se apaixonou.

Capítulo 5 – “A Prima”

Brás Cubas relembra sua infância e conta a história de sua prima, uma menina doente que acabou morrendo. Ele fala sobre como a morte da prima o afetou e como isso o levou a refletir sobre a vida e a morte. Brás Cubas também fala sobre sua relação com Quincas Borba, um homem que se tornou seu amigo e que acabou ficando louco.

For more information, please click the button below.

Capítulo 6 – “Ideias de Reclusão”

Brás Cubas reflete sobre sua vida e sobre o fato de ter sido um homem solteiro e sem filhos. Ele fala sobre sua relação com sua irmã, Sabina, e sobre sua decisão de se isolar do mundo. Brás Cubas também fala sobre sua relação com Virgília e como os dois acabaram se separando.

Capítulo 7 – “O Delírio”

Neste capítulo, Brás Cubas conta a história de sua doença e de seu delírio. Ele fala sobre como sua mente o levou a ter alucinações e a ver coisas que não existiam. Brás Cubas também fala sobre sua relação com Virgília e como ele acabou se tornando um homem amargo e desiludido.

Capítulo 8 – “O Segredo”

Brás Cubas conta um segredo que manteve por muito tempo: ele teve um filho com Virgília. Ele fala sobre como descobriu a gravidez e sobre como se sentiu quando o filho nasceu. Brás Cubas também fala sobre como escondeu a existência do filho e sobre como isso o afetou ao longo dos anos.

Capítulo 9 – “A Nova Geração”

Neste capítulo, Brás Cubas fala sobre a nova geração e sobre como ela é diferente da sua. Ele reflete sobre as mudanças que ocorreram na sociedade e sobre como os jovens de hoje são diferentes dos jovens de sua época. Brás Cubas também fala sobre sua relação com Quincas Borba e sobre como o homem acabou morrendo.

Capítulo 10 – “A Providência”

Brás Cubas reflete sobre a providência divina e sobre como ela influencia a vida das pessoas. Ele fala sobre como acredita em Deus e em sua intervenção na vida dos homens. Brás Cubas também fala sobre sua relação com Marcela e sobre como a mulher acabou se tornando uma cortesã.

Capítulo 11 – “O Enterro do Coelho”

Neste capítulo, Brás Cubas conta a história do enterro de um coelho que ele teve na infância. Ele fala sobre como a morte do coelho o afetou e sobre como essa experiência o levou a refletir sobre a morte. Brás Cubas também fala sobre sua relação com Eugênia e sobre como a mulher acabou morrendo.

Capítulo 12 – “A Segunda Vida”

Brás Cubas reflete sobre a segunda vida que teve após a morte. Ele fala sobre como se sentiu ao ver sua vida passar diante de seus olhos e sobre como isso o levou a refletir sobre sua existência. Brás Cubas também fala sobre sua relação com Virgília e sobre como a mulher acabou morrendo.

Capítulo 13 – “A Última Palavra”

Neste capítulo final, Brás Cubas encerra sua história e se despede do leitor. Ele fala sobre como a morte é inevitável e sobre como é importante viver cada momento da vida. Brás Cubas também fala sobre sua relação com a morte e sobre como ela o libertou.

Conclusão

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” é uma obra incrível que apresenta a história de um homem que decide narrar suas memórias do além-túmulo. Ao longo dos capítulos, o leitor acompanha a trajetória de Brás Cubas e suas reflexões sobre a vida, a morte e a existência humana. A obra é uma crítica à sociedade e ao comportamento humano, apresentando personagens que são egoístas, ambiciosos e desiludidos. Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira e esta obra é uma de suas mais importantes.

FAQs

1. Qual é o tema principal de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”?

O tema principal da obra é a vida e a morte, bem como a reflexão sobre a existência humana. Brás Cubas narra suas memórias do além-túmulo e reflete sobre sua vida e suas escolhas.

2. Qual é o estilo de escrita de Machado de Assis?

Machado de Assis é conhecido por seu estilo de escrita irônico e satírico. Ele critica a sociedade e o comportamento humano através de suas obras, apresentando personagens que são egoístas, ambiciosos e desiludidos.

3. Por que “Memórias Póstumas de Brás Cubas” é considerado uma obra importante da literatura brasileira?

A obra é considerada importante por apresentar uma crítica à sociedade e ao comportamento humano, além de refletir sobre a vida e a morte. Machado de Assis é um dos maiores escritores da literatura brasileira e esta obra é uma de suas mais importantes.

Related video of resumo por capitulo memorias postumas de brás cubas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait