Resumo Dom Casmurro Por Capítulo

Reza August 9, 2022
Dom Casmurro Resumo Por Capitulo BRAINSTACK

Dom Casmurro é um dos romances mais conhecidos da literatura brasileira, escrito por Machado de Assis em 1899. A história é narrada por Bento Santiago, o Bentinho, que conta sua vida desde a infância até a idade adulta, com foco no relacionamento com sua amiga de infância, Capitu, e o seu melhor amigo, Escobar. Confira abaixo o resumo por capítulo:

Capítulo 1 – Do título

O primeiro capítulo é dedicado a explicar o título do livro, que vem do apelido do protagonista, Bento Santiago. Ele é chamado de Dom Casmurro pelos seus vizinhos, que o consideram um homem solitário e rabugento.

Capítulo 2 – Do autor

Nesse capítulo, o narrador fala sobre o autor do livro, Machado de Assis, e discute a importância da literatura na vida das pessoas. Ele também reflete sobre a relação entre a vida do autor e a ficção que ele escreve.

Capítulo 3 – Do livro

O terceiro capítulo é dedicado a explicar a estrutura do livro. O narrador conta que vai escrever sua história em capítulos curtos e que pretende incluir reflexões sobre a vida e a sociedade brasileira.

Capítulo 4 – Da minha infância

Nesse capítulo, o narrador faz uma retrospectiva sobre sua infância e fala sobre sua relação com a mãe e com seu amigo Escobar. Ele também apresenta Capitu, sua grande amiga de infância, que logo se torna uma personagem central na história.

Capítulo 5 – Do seminário

O quinto capítulo é dedicado a explicar a decisão de Bento Santiago de se tornar padre. Ele entra no seminário aos 16 anos, mas logo desiste da ideia e abandona a igreja.

For more information, please click the button below.

Capítulo 6 – De como me endiabrei

Nesse capítulo, o narrador relata sua adolescência e a paixão que desenvolve por Capitu. Ele também apresenta o conflito entre seus desejos amorosos e a pressão da mãe para que ele se torne padre.

Capítulo 7 – De como não me achei

O sétimo capítulo foca na relação de Bento Santiago com Escobar e sua mãe. Ele relata o ciúme que sente do amigo e a preocupação da mãe com o futuro do filho.

Capítulo 8 – De uma criatura ansiosa

Nesse capítulo, Capitu e Escobar se aproximam cada vez mais, o que aumenta a preocupação de Bento Santiago. Ele começa a suspeitar que os dois estão tendo um caso e fica cada vez mais ansioso e ciumento.

Capítulo 9 – De como eu soube do caso

No nono capítulo, Bento Santiago descobre que sua suspeita era verdadeira e que Capitu e Escobar estavam tendo um caso amoroso. Ele fica arrasado e começa a se afastar dos dois.

Capítulo 10 – De como não acreditei que Capitu me traisse

Nesse capítulo, o narrador tenta convencer a si mesmo de que Capitu não o traiu e que sua amiga é inocente. Ele começa a questionar a própria memória e a se perguntar se não teria imaginado a traição.

Capítulo 11 – De como me vinguei

No décimo primeiro capítulo, Bento Santiago decide se vingar de Capitu e Escobar. Ele começa a agir de forma fria e distante em relação aos dois e procura se vingar de outras formas também.

Capítulo 12 – De como me casei

No último capítulo, Bento Santiago se casa com Capitu, apesar da desconfiança que sente em relação à fidelidade da esposa. Ele começa a suspeitar que seu filho não é realmente seu e a história termina de forma misteriosa.

Dom Casmurro é uma obra-prima da literatura brasileira e o resumo por capítulo ajuda a entender a complexidade da trama. O livro é uma reflexão sobre a sociedade brasileira do século XIX e sobre as relações amorosas e de amizade. A história é contada por um narrador não confiável, o que aumenta a tensão e o mistério em torno da trama. O final aberto e ambíguo é um dos pontos altos do livro, fazendo com que o leitor reflita sobre as verdadeiras intenções dos personagens.

1. Qual é o conflito principal de Dom Casmurro?

O conflito principal do livro é a desconfiança que Bento Santiago sente em relação à fidelidade de sua esposa, Capitu, e a suspeita de que seu filho não é realmente seu. Essa tensão é presente em todo o livro e é um dos pontos mais intrigantes da trama.

2. Por que Dom Casmurro é considerado uma obra-prima da literatura brasileira?

Dom Casmurro é considerado uma obra-prima da literatura brasileira por sua complexidade narrativa, sua reflexão sobre a sociedade brasileira do século XIX e sua abordagem das relações amorosas e de amizade. O livro é uma obra atemporal que ainda é lida e estudada em todo o mundo.

3. Por que o final de Dom Casmurro é tão ambíguo?

O final de Dom Casmurro é ambíguo porque Machado de Assis deixa espaço para que o leitor tire suas próprias conclusões sobre a trama. O narrador não confiável torna a história ainda mais misteriosa e faz com que o final seja interpretado de diferentes maneiras.

Related video of resumo dom casmurro por capítulo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait