Resumo Do Texto "A Moça Tecelã"

Reza June 19, 2021
A Moça Tecelã_Estudo do Texto

Introdução

O texto “A moça tecelã” é um conto que faz parte da coleção “Contos Gauchescos”, do escritor brasileiro João Simões Lopes Neto. A história se passa no Rio Grande do Sul, no final do século XIX, e apresenta a vida simples dos habitantes da região.

Enredo

A história começa com a apresentação de Ana, uma jovem moça que sabia tecer muito bem. Ela morava com sua mãe, Tia Cotinha, e seu pai, João da Silva, que era um tropeiro e costumava viajar bastante. Em uma de suas viagens, João da Silva trouxe para Ana um presente: um fuso de madeira. A partir daí, a moça passou a tecer ainda melhor e sua fama se espalhou pelo povoado. Certo dia, um jovem chamado Mariano chegou à cidade e se encantou por Ana. Ele era um rapaz bonito e rico, filho de um estancieiro da região. Mariano pediu a mão de Ana em casamento, mas o pai da moça não concordou, pois achava que o rapaz não era suficientemente humilde para se casar com sua filha. Decepcionado, Mariano foi embora da cidade. Ana ficou triste, mas continuou tecendo e trabalhando com sua mãe. Um dia, enquanto tecia, a moça avistou um homem desconhecido se aproximando de sua casa. Era Mariano, que voltara para pedir novamente a mão de Ana em casamento. Desta vez, o pai da moça aceitou, pois Mariano havia provado sua humildade ao passar um tempo trabalhando como tropeiro, assim como João da Silva. Ana e Mariano se casaram e viveram felizes para sempre.

Conclusão

“A moça tecelã” é um conto simples e bonito, que retrata a vida no interior do Rio Grande do Sul no final do século XIX. A história destaca a importância da humildade e do trabalho árduo, e mostra como o amor pode superar as diferenças sociais.

FAQs

1. Quem é o autor de “A moça tecelã”?

O autor do conto “A moça tecelã” é João Simões Lopes Neto, escritor brasileiro nascido em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 1865.

2. Qual é a mensagem principal do conto?

A mensagem principal do conto é a importância da humildade e do trabalho árduo, e como o amor pode superar as diferenças sociais.

3. Em que época se passa a história?

A história se passa no final do século XIX, no Rio Grande do Sul.

For more information, please click the button below.

Related video of resumo do texto a moça tecelã

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait