Resumo Do Livro Vidas Secas Por Capítulo

Reza March 5, 2022
Resumo Do Livro Vidas Secas De Graciliano Ramos Resenhas de Livros

Introdução

Vidas Secas é um romance escrito por Graciliano Ramos e publicado em 1938. O livro conta a história de uma família de retirantes que vive no sertão nordestino e enfrenta diversas dificuldades para sobreviver. Neste resumo, vamos apresentar um resumo dos principais acontecimentos de cada capítulo.

Capítulo 1: Mudança

O livro começa com a família de Fabiano, composta por ele, sua esposa Sinhá Vitória, seus dois filhos e uma cachorra chamada Baleia, caminhando em direção ao sul em busca de trabalho e melhores condições de vida. Eles são acompanhados por um papagaio, que repete constantemente a palavra “miserável”.

Capítulo 2: Fabiano

Neste capítulo, conhecemos um pouco mais sobre Fabiano. Ele é um homem simples, analfabeto, que trabalha como vaqueiro. Ele se sente inferior aos outros homens e tem dificuldade em se expressar. Ele também tem medo da polícia, por ter sido preso anteriormente.

Capítulo 3: Cadeia

Neste capítulo, Fabiano é preso por ter agredido um soldado. Ele é levado para a cadeia e passa por diversas humilhações. Lá, ele conhece um outro preso, que lhe ensina a escrever o próprio nome.

Capítulo 4: Festa

Neste capítulo, a família de Fabiano chega a uma fazenda onde há uma festa. Eles são convidados a participar e, apesar da desconfiança inicial, acabam se divertindo. No entanto, no final da festa, Fabiano acaba brigando e sendo expulso do local.

Capítulo 5: Inverno

Neste capítulo, a família de Fabiano enfrenta um inverno rigoroso. Eles não têm roupas adequadas e passam frio. A cachorra Baleia, que já estava doente, acaba morrendo. Eles decidem então seguir em frente, em busca de um lugar melhor.

For more information, please click the button below.

Capítulo 6: O Menino Mais Novo

Neste capítulo, conhecemos um pouco mais sobre o filho mais novo de Fabiano e Sinhá Vitória. Ele é uma criança curiosa e observadora, que gosta de brincar com o pai. No entanto, ele sofre com a falta de comida e água, e acaba contraindo uma doença.

Capítulo 7: A Cadeia Novamente

Neste capítulo, Fabiano é preso novamente, desta vez por ter matado um dos animais da fazenda em que trabalhava. Ele é julgado e condenado, e passa mais uma vez por diversas humilhações na cadeia.

Capítulo 8: Sinhá Vitória

Neste capítulo, conhecemos um pouco mais sobre Sinhá Vitória. Ela é uma mulher forte, que ajuda o marido a enfrentar as dificuldades da vida no sertão. Ela também sofre com a falta de comida e água, e acaba ficando doente.

Capítulo 9: A Fuga

Neste capítulo, Fabiano e Sinhá Vitória decidem fugir da fazenda em que estavam trabalhando, pois estavam sendo explorados e maltratados. Eles seguem em frente, em busca de um lugar melhor.

Capítulo 10: A Jornada

Neste capítulo, a família de Fabiano enfrenta uma jornada difícil pelo sertão. Eles estão famintos e sedentos, e precisam enfrentar diversas dificuldades para sobreviver. No final do capítulo, eles encontram uma lagoa e conseguem matar um jacaré para comer.

Capítulo 11: A Morte

Neste capítulo, a família de Fabiano enfrenta mais uma vez a morte. Desta vez, é o filho mais novo que acaba falecendo, vítima da doença que havia contraído anteriormente. A família decide então seguir em frente, em busca de um lugar onde possam enterrar o menino.

Capítulo 12: O Soldado Amarelo

Neste capítulo, a família de Fabiano encontra um soldado que está doente e precisa de ajuda. Eles decidem ajudá-lo, mesmo sabendo que isso pode trazer problemas. No final do capítulo, o soldado morre e a família segue em frente.

Conclusão

Vidas Secas é um livro que retrata de forma realista a vida no sertão nordestino. Através da história da família de Fabiano, Graciliano Ramos mostra as dificuldades enfrentadas por milhares de pessoas que vivem em condições precárias. O livro é uma crítica à desigualdade social e à falta de oportunidades no Brasil.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal do livro Vidas Secas?

A mensagem principal do livro Vidas Secas é mostrar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que vivem no sertão nordestino e a falta de oportunidades no Brasil. O livro é uma crítica à desigualdade social e à falta de políticas públicas para combater a pobreza e a miséria.

2. Por que o livro Vidas Secas é considerado um clássico da literatura brasileira?

O livro Vidas Secas é considerado um clássico da literatura brasileira por retratar de forma realista a vida no sertão nordestino e por ser uma crítica à desigualdade social e à falta de oportunidades no Brasil. Além disso, a obra de Graciliano Ramos é marcada por uma linguagem concisa e precisa, que influenciou muitos outros escritores brasileiros.

3. Qual é a importância de Vidas Secas para a literatura brasileira?

Vidas Secas é uma obra de importância fundamental para a literatura brasileira, pois mostra de forma realista a vida no sertão nordestino e denuncia a desigualdade social e a falta de políticas públicas para combater a pobreza e a miséria. Além disso, a obra de Graciliano Ramos influenciou muitos outros escritores brasileiros, que se inspiraram na sua linguagem concisa e precisa.

Related video of resumo do livro vidas secas por capítulo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait