Resumo Do Livro Tenda Dos Milagres

Reza February 4, 2022
Livro Tenda dos Milagres Amado à venda Livros, Lisboa

Introdução

“Tenda dos Milagres” é um romance do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado pela primeira vez em 1969. O livro é um retrato da vida na cidade de Salvador, Bahia, na década de 1940. A história é contada através das perspectivas de várias personagens, incluindo Pedro Archanjo, um historiador autodidata que está tentando descobrir as raízes da cultura afro-brasileira.

Enredo

O livro começa com uma descrição da cidade de Salvador, que é apresentada como um lugar de contrastes: riqueza e pobreza, cultura e ignorância, opressão e liberdade. Pedro Archanjo é introduzido como um personagem que tenta reconciliar esses contrastes, estudando a cultura afro-brasileira e expondo sua beleza e importância. Pedro é amigo de muitas das personagens do livro, incluindo a bela e misteriosa Dona Flor, o poeta Antônio Balduíno, o lutador de capoeira Firmino e o comerciante turco Yeshua. Cada um desses personagens tem suas próprias histórias, que se entrelaçam com a de Pedro. A história também inclui um enredo político, com um candidato a prefeito sendo eleito com a ajuda de uma organização criminosa. Pedro e seus amigos tentam resistir a essa corrupção, mas acabam se envolvendo em problemas com a polícia e sendo presos. No final, Pedro é libertado da prisão e volta a seus estudos sobre a cultura afro-brasileira. Ele é apresentado como um herói que luta pela liberdade e pela justiça em um mundo cheio de injustiças.

Temas

Algumas das principais temáticas presentes no livro são:

  • A cultura afro-brasileira e sua importância na formação da identidade brasileira
  • A luta contra a opressão e a injustiça
  • A corrupção política e seus efeitos na sociedade
  • A amizade e a solidariedade
  • A beleza da cidade de Salvador e sua rica história

Personagens

Algumas das personagens mais importantes do livro são:

Pedro Archanjo

Pedro é o personagem principal do livro. Ele é um historiador autodidata que está tentando descobrir as raízes da cultura afro-brasileira. Pedro é um líder natural e um defensor da liberdade e da justiça.

Dona Flor

Dona Flor é uma mulher misteriosa e sedutora que é amiga de Pedro Archanjo. Ela é uma das personagens mais interessantes do livro, pois sua verdadeira identidade é desconhecida até o final.

For more information, please click the button below.

Antônio Balduíno

Antônio Balduíno é um poeta que é amigo de Pedro Archanjo. Ele é um personagem sensível e inteligente, que representa a beleza da cultura afro-brasileira.

Firmino

Firmino é um lutador de capoeira que é amigo de Pedro Archanjo. Ele é um personagem forte e corajoso, que luta pela liberdade e pela justiça.

Yeshua

Yeshua é um comerciante turco que é amigo de Pedro Archanjo. Ele é um personagem enigmático e misterioso, que representa a diversidade e a riqueza cultural de Salvador.

Conclusão

“Tenda dos Milagres” é um livro fascinante que retrata a vida em Salvador, Bahia, na década de 1940. O livro é uma homenagem à cultura afro-brasileira e à beleza da cidade de Salvador. As personagens são interessantes e bem desenvolvidas, e a história é emocionante e cheia de reviravoltas. Recomendamos a leitura para aqueles que estão interessados na história e cultura do Brasil.

FAQs

1. Quem é o autor de Tenda dos Milagres?

O autor de Tenda dos Milagres é Jorge Amado, um dos escritores mais famosos do Brasil.

2. Qual é o tema principal do livro?

O tema principal do livro é a cultura afro-brasileira e sua importância na formação da identidade brasileira.

3. Onde se passa a história de Tenda dos Milagres?

A história se passa na cidade de Salvador, Bahia, na década de 1940.

Related video of resumo do livro tenda dos milagres

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait