Resumo Do Livro O Menino Do Pijama Listrado

Reza December 9, 2022
Resumo Do Livro O Menino De Pijama Listrado EDUCA

Introdução

O livro “O Menino do Pijama Listrado” é uma obra do autor irlandês John Boyne, publicada em 2006. A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial e é contada através dos olhos de Bruno, um menino de 9 anos que vive em Berlim. O livro foi adaptado para o cinema em 2008 e recebeu diversas críticas positivas.

Enredo

Bruno é um menino de 9 anos que vive em Berlim com sua família. Seu pai é um oficial nazista e sua mãe é dona de casa. Bruno tem uma irmã mais velha, Gretel, que é muito vaidosa e adora Hitler. A história começa quando o pai de Bruno é promovido e a família precisa se mudar para uma casa afastada da cidade, próxima a um campo de concentração. Bruno não entende por que eles precisaram se mudar e fica chateado por ter deixado seus amigos para trás. A casa nova não é nada parecida com a antiga. Bruno não tem mais espaço para brincar e não há ninguém para conversar. Além disso, ele fica intrigado com a cerca que separa sua casa do campo de concentração e com as pessoas vestidas com pijamas listrados que ele vê do outro lado da cerca. Um dia, Bruno decide explorar os arredores da casa e acaba encontrando um menino do outro lado da cerca. Eles conversam e descobrem que têm a mesma idade. O menino se chama Shmuel e é judeu. Bruno não sabe o que é um judeu, mas Shmuel explica que é uma pessoa que é perseguida pelos nazistas e que vive do outro lado da cerca porque não pode sair dali. A partir daí, Bruno e Shmuel se tornam amigos secretos e se encontram todos os dias. Bruno leva comida para o amigo e eles conversam sobre suas vidas. Bruno começa a perceber que as coisas não são tão simples como ele pensava e que existem muitas pessoas sofrendo por causa da guerra. Enquanto isso, o pai de Bruno está cada vez mais envolvido com o regime nazista e se prepara para uma importante missão. Bruno não sabe o que está acontecendo, mas percebe que seu pai está diferente e que a casa está cheia de soldados. No final, Bruno decide ajudar Shmuel a encontrar o pai dele, que desapareceu no campo de concentração. Eles entram no campo, mas são confundidos com prisioneiros e levados para a câmara de gás. A história termina com a mãe de Bruno procurando por ele e percebendo que ele não está mais na casa.

Conclusão

“O Menino do Pijama Listrado” é uma história emocionante que nos apresenta a realidade da Segunda Guerra Mundial através dos olhos de uma criança. A amizade entre Bruno e Shmuel mostra que não importa a religião ou a aparência, somos todos iguais e devemos tratar uns aos outros com respeito e empatia.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal do livro?

A mensagem principal do livro é que devemos tratar uns aos outros com respeito e empatia, independentemente da religião, raça ou aparência física.

2. Qual é a importância histórica do livro?

O livro retrata a realidade da Segunda Guerra Mundial e nos mostra o impacto que o regime nazista teve sobre a vida das pessoas. Além disso, a história nos lembra da importância de não repetir os erros do passado e de lutar contra o preconceito e a discriminação.

3. O que o livro nos ensina sobre amizade?

O livro nos ensina que a amizade pode surgir em qualquer lugar e que não importa a religião, raça ou aparência física, somos todos iguais. Além disso, a história mostra que a verdadeira amizade é baseada na empatia, no respeito e na confiança.

For more information, please click the button below.

Related video of resumo do livro o menino do pijama listrado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait