Resumo Do Livro "O Avesso Da Pele"

Reza August 26, 2021
AVESSO DA PELE, O Livraria Vanguarda

Introdução

“O Avesso da Pele” é um livro escrito por Jeferson Tenório em 2019. Ele conta a história de um homem que cresceu no interior do Rio Grande do Sul e que, após a morte do pai, decide migrar para Porto Alegre. Lá, ele tenta se estabelecer como escritor, mas acaba se envolvendo em um mundo de drogas e violência.

Enredo

O protagonista da história é um homem chamado Samuel. Ele cresceu em uma família de agricultores no interior do Rio Grande do Sul, mas sempre sonhou em ser escritor. Depois da morte do pai, ele decide que é hora de deixar a vida no campo para trás e ir viver em Porto Alegre. Samuel chega à cidade sem ter para onde ir e acaba conhecendo uma prostituta chamada Cida, que o ajuda a encontrar um lugar para ficar. Ele começa a frequentar a casa dela, onde conhece outras mulheres que trabalham como prostitutas, além de traficantes de drogas e outros personagens marginais. Samuel começa a se envolver com drogas e, aos poucos, sua vida começa a desmoronar. Ele perde o emprego, é expulso do apartamento em que estava morando e acaba se envolvendo em um mundo de violência e crime.

Temas

“O Avesso da Pele” aborda diversos temas importantes, como a violência, a marginalidade, a solidão e a busca por identidade. Além disso, o livro também fala sobre a dificuldade de se estabelecer como escritor em um país que não valoriza a literatura.

Violência

A violência é um tema recorrente em “O Avesso da Pele”. A vida de Samuel é marcada por episódios de violência, seja ela física ou psicológica. Ele é agredido por traficantes, testemunha cenas de violência entre clientes e prostitutas, e acaba se envolvendo em brigas e confusões.

Marginalidade

O livro também aborda a marginalidade de diversos personagens. Além das prostitutas e traficantes, há personagens que foram abandonados pela família, que não têm emprego ou casa, e que acabam vivendo à margem da sociedade.

Solidão

A solidão é outro tema importante em “O Avesso da Pele”. Samuel se sente isolado e sozinho em Porto Alegre, sem amigos ou familiares por perto. Ele acaba se aproximando das prostitutas porque é a única forma que encontra de ter companhia e afeto.

For more information, please click the button below.

Busca por identidade

Por fim, o livro também fala sobre a busca por identidade. Samuel, assim como outros personagens, busca entender quem é e qual é o seu lugar no mundo. Ele tenta se estabelecer como escritor, mas acaba se perdendo no caminho.

Conclusão

“O Avesso da Pele” é um livro forte e impactante, que retrata a vida de personagens marginais em uma grande cidade brasileira. O autor, Jeferson Tenório, consegue transmitir a realidade dura e cruel dessas pessoas de forma sensível e poética. O livro aborda temas importantes e atuais, como a violência, a marginalidade, a solidão e a busca por identidade. Além disso, ele faz uma crítica à falta de valorização da literatura no Brasil, mostrando como é difícil para um escritor se estabelecer em um país que não investe em cultura.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal do livro “O Avesso da Pele”?

A mensagem principal do livro é retratar a vida de personagens marginais em uma grande cidade brasileira, mostrando a realidade dura e cruel dessas pessoas de forma sensível e poética.

2. Quais são os temas abordados em “O Avesso da Pele”?

Os principais temas abordados são a violência, a marginalidade, a solidão e a busca por identidade.

3. Qual é a crítica que o livro faz?

O livro faz uma crítica à falta de valorização da literatura no Brasil, mostrando como é difícil para um escritor se estabelecer em um país que não investe em cultura.

Related video of resumo do livro o avesso da pele

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait