Resumo Do Livro Brás Bexiga E Barra Funda

Reza January 14, 2023
Lee Brás, Bexiga e Barra Funda de Antônio de Alcântara Machado y Kris

Introdução

“Brás, Bexiga e Barra Funda” é um livro de Alcântara Machado, publicado em 1927, que retrata a vida dos imigrantes italianos que moravam nos bairros paulistanos do Brás, Bexiga e Barra Funda. A obra é considerada um clássico da literatura brasileira e é muito importante para entender a formação da cidade de São Paulo e a história da imigração italiana no Brasil.

Síntese do Enredo

O livro é composto por contos que retratam a vida dos imigrantes italianos em São Paulo, principalmente nos bairros do Brás, Bexiga e Barra Funda. Os contos são independentes, mas possuem um fio condutor que é a vida dos personagens e a sua luta pela sobrevivência em uma cidade que estava em pleno desenvolvimento. Os personagens principais são imigrantes italianos que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Eles trabalhavam em fábricas, vendiam produtos na rua e se esforçavam para construir uma vida digna para si e para suas famílias. No conto “Lá no Morro”, por exemplo, conhecemos a história de uma família que mora em uma favela na Barra Funda. O pai, que trabalhava em uma fábrica, fica desempregado e a família precisa se virar para sobreviver. A mãe começa a vender produtos na rua e o filho mais velho arruma um emprego em um açougue. Já em “Velha Praga”, conhecemos a história de uma mulher que mora no Brás e que tem uma loja de armarinhos. Ela é muito religiosa e acredita que tudo o que acontece em sua vida é obra de Deus. Com o tempo, a loja começa a perder clientes e ela precisa tomar uma decisão para não perder tudo o que construiu.

Análise Crítica

“Brás, Bexiga e Barra Funda” é um livro muito importante para entender a história da imigração italiana no Brasil e a formação da cidade de São Paulo. Os contos retratam a vida dos imigrantes de forma realista e mostram as dificuldades que eles enfrentaram para se adaptar a uma nova cultura e a uma nova realidade. Alcântara Machado foi um escritor que se preocupou em retratar a vida do povo brasileiro de forma fiel e honesta. Em “Brás, Bexiga e Barra Funda”, ele mostra a vida dos imigrantes italianos de forma humana e sensível, sem romantizar ou idealizar a realidade. Os contos também são muito bem escritos e possuem uma linguagem simples e direta, o que facilita a leitura e torna a obra acessível a todos os públicos.

Conclusão

“Brás, Bexiga e Barra Funda” é um livro fundamental para entender a história da imigração italiana no Brasil e a formação da cidade de São Paulo. Os contos retratam a vida dos imigrantes de forma realista e sensível, mostrando as dificuldades que eles enfrentaram para se adaptar a uma nova cultura e a uma nova realidade. A obra é muito bem escrita e possui uma linguagem simples e direta, o que a torna acessível a todos os públicos.

FAQs

1. Qual é o contexto histórico retratado em “Brás, Bexiga e Barra Funda”?

O livro retrata a vida dos imigrantes italianos que chegaram a São Paulo no final do século XIX e início do século XX em busca de trabalho e uma vida melhor. Esses imigrantes foram responsáveis pela formação dos bairros do Brás, Bexiga e Barra Funda, que se tornaram importantes centros comerciais e industriais da cidade.

2. Quais são as principais características da narrativa de Alcântara Machado?

Alcântara Machado foi um escritor que se preocupou em retratar a vida do povo brasileiro de forma fiel e honesta. Em “Brás, Bexiga e Barra Funda”, ele mostra a vida dos imigrantes italianos de forma humana e sensível, sem romantizar ou idealizar a realidade. Os contos também são muito bem escritos e possuem uma linguagem simples e direta, o que facilita a leitura e torna a obra acessível a todos os públicos.

For more information, please click the button below.

3. Por que “Brás, Bexiga e Barra Funda” é considerado um clássico da literatura brasileira?

“Brás, Bexiga e Barra Funda” é considerado um clássico da literatura brasileira por retratar de forma fiel e sensível a vida dos imigrantes italianos que chegaram a São Paulo no final do século XIX e início do século XX. A obra é muito importante para entender a história da imigração italiana no Brasil e a formação da cidade de São Paulo. Além disso, os contos são muito bem escritos e possuem uma linguagem simples e direta, o que a torna acessível a todos os públicos.

Related video of resumo do livro brás bexiga e barra funda

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait