Resumo Do Filme Lixo Extraordinário

Reza August 30, 2021
Geo. Filme "Lixo Extraordinário"

Introdução

Lixo Extraordinário é um documentário lançado em 2010, dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. O filme mostra o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz em um projeto que envolve a criação de obras de arte a partir de lixo encontrado no maior aterro sanitário do mundo, localizado no Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

Desenvolvimento

O filme começa mostrando a realidade dos catadores de lixo que trabalham no aterro sanitário do Jardim Gramacho. São pessoas que vivem em condições precárias, em busca de materiais recicláveis que possam vender para sobreviver. Vik Muniz começa a trabalhar no projeto após conhecer o aterro e se impressionar com a quantidade de lixo que é produzida pela sociedade. O artista plástico decide criar retratos dos catadores de lixo, utilizando os materiais encontrados no aterro. Vik Muniz trabalha em conjunto com os catadores, mostrando a importância do trabalho deles e dando visibilidade para essas pessoas que são marginalizadas pela sociedade. Durante o processo de criação das obras, Vik Muniz se aproxima dos catadores e conhece suas histórias de vida. Ele percebe que essas pessoas são artistas em potencial, mas que nunca tiveram a oportunidade de mostrar seu talento. O trabalho de Vik Muniz começa a mudar a vida dos catadores, que passam a acreditar em si mesmos e em seu potencial artístico. O filme mostra também a importância do trabalho dos catadores para o meio ambiente. O aterro sanitário do Jardim Gramacho recebe diariamente toneladas de lixo, mas grande parte desse material é reciclado pelos catadores. Eles separam os materiais recicláveis do lixo orgânico, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além disso, o filme mostra a importância da arte como forma de transformação social. O trabalho de Vik Muniz com os catadores de lixo coloca em evidência a arte como ferramenta de inclusão social e de valorização das pessoas que são marginalizadas pela sociedade.

Conclusão

Lixo Extraordinário é um filme que mostra a realidade dos catadores de lixo e a importância do trabalho deles para a sociedade e para o meio ambiente. O projeto de Vik Muniz coloca em evidência a importância da arte como forma de transformação social e de valorização das pessoas que são marginalizadas pela sociedade. O filme é uma obra emocionante e inspiradora, que nos faz refletir sobre nosso papel na sociedade e sobre a importância de valorizarmos o trabalho dos catadores de lixo.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal do filme Lixo Extraordinário?

A mensagem principal do filme é mostrar a realidade dos catadores de lixo e a importância do trabalho deles para a sociedade e para o meio ambiente. O trabalho de Vik Muniz com os catadores coloca em evidência a importância da arte como forma de transformação social e de valorização das pessoas que são marginalizadas pela sociedade.

2. O que o filme mostra sobre a relação entre arte e meio ambiente?

O filme mostra que a arte pode ser utilizada como forma de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. O trabalho de Vik Muniz com os catadores de lixo coloca em evidência a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais para a preservação do meio ambiente.

3. Como o projeto de Vik Muniz mudou a vida dos catadores de lixo?

O projeto de Vik Muniz mudou a vida dos catadores de lixo ao dar visibilidade para essas pessoas que são marginalizadas pela sociedade e ao valorizar o trabalho delas. Além disso, o trabalho de Vik Muniz mostrou aos catadores que eles têm potencial artístico e que podem ser artistas em potencial. O projeto também contribuiu para a autoestima dos catadores e para a melhoria das condições de trabalho deles.

For more information, please click the button below.

Related video of resumo do filme lixo extraordinário

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait