Resumo Do Documentário Ilha Das Flores

Reza February 19, 2022
Prof. Augusto Tavares "Ilha das Flores"

Introdução

O documentário Ilha das Flores, produzido em 1989 por Jorge Furtado, é um curta-metragem de cerca de 13 minutos que retrata a vida de um tomate desde a sua plantação até o seu descarte como lixo em um aterro sanitário. O filme se passa na Ilha das Flores, um lugar real localizado no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, que na época abrigava um dos maiores lixões do país.

O Filme

O documentário começa com um plano geral da Ilha das Flores, onde podemos ver o lixão e as pessoas que trabalham nele em busca de alimentos e objetos para vender ou consumir. Em seguida, somos introduzidos ao protagonista do filme: um tomate que foi descartado por estar maduro demais para ser vendido. A partir daí, o filme segue o caminho do tomate, mostrando como ele é transportado para o lixão, onde é disputado por porcos, cachorros e pessoas. O filme também mostra a vida dos catadores de lixo, que enfrentam condições de trabalho precárias e arriscam suas vidas em busca de algo que possa ser vendido. O documentário também aborda temas como a fome e a desigualdade social, mostrando como as pessoas que vivem na Ilha das Flores dependem do lixo para sobreviver. Uma cena marcante do filme mostra uma menina comendo restos de comida que foram jogados no lixão. No final do filme, o tomate é jogado em um caminhão de lixo e levado para um aterro sanitário, onde se juntará a toneladas de outros resíduos que serão enterrados e esquecidos.

Análise

O documentário Ilha das Flores é um exemplo de como o cinema pode ser usado para chamar a atenção para questões sociais e ambientais. O filme mostra de forma clara e direta como o sistema econômico e social brasileiro gera desigualdade e desperdício. Ao mesmo tempo, o filme é uma crítica ao modelo de produção e consumo vigente na sociedade contemporânea. O tomate que é descartado no início do filme é um símbolo da cultura do descarte que impera na sociedade moderna, onde as coisas são feitas para serem consumidas rapidamente e depois jogadas no lixo. Além disso, o filme também aborda a questão da fome, mostrando como as pessoas mais pobres são as que mais sofrem com a falta de alimentos. A cena da menina comendo restos de comida no lixão é um exemplo impactante de como a desigualdade social pode levar à fome e à miséria.

Conclusão

O documentário Ilha das Flores é um filme importante e impactante que chama a atenção para questões sociais e ambientais que ainda são muito relevantes nos dias de hoje. O filme mostra como o sistema econômico e social brasileiro gera desigualdade e desperdício, e como a cultura do descarte é um problema grave que precisa ser enfrentado. Ao mesmo tempo, o filme é uma crítica ao modelo de produção e consumo vigente na sociedade contemporânea, que privilegia o lucro e a eficiência em detrimento do bem-estar das pessoas e do meio ambiente.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal do documentário Ilha das Flores?

A mensagem principal do documentário Ilha das Flores é a crítica ao modelo de produção e consumo vigente na sociedade contemporânea, que gera desigualdade, desperdício e destruição do meio ambiente.

2. Qual é a importância do filme para a sociedade?

O filme é importante porque chama a atenção para questões sociais e ambientais que ainda são muito relevantes nos dias de hoje, como a desigualdade social, o desperdício e a cultura do descarte.

For more information, please click the button below.

3. O que podemos aprender com o documentário Ilha das Flores?

Podemos aprender com o filme que é preciso repensar o modelo de produção e consumo vigente na sociedade contemporânea, buscando alternativas mais sustentáveis e justas. Além disso, o filme mostra a importância de lutar contra a desigualdade social e a fome, garantindo que todas as pessoas tenham acesso a alimentos e condições de vida dignas.

Related video of resumo do documentário ilha das flores

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait