Reservista E Certificado De Dispensa É A Mesma Coisa?

Reza July 8, 2021
Certificado de Reservista. PDF

Esta é uma pergunta comum entre os jovens brasileiros que completam 18 anos e precisam se alistar no serviço militar obrigatório. O alistamento militar é um processo importante que permite ao governo brasileiro selecionar os jovens que servirão no exército, na marinha ou na força aérea. Muitas vezes, os termos “reservista” e “certificado de dispensa” são usados de forma intercambiável, mas eles se referem a coisas diferentes.

O que é reservista?

Reservista é a pessoa que cumpriu o serviço militar obrigatório e está registrado no Exército Brasileiro como reservista. Após a conclusão do serviço militar, o jovem recebe um Certificado de Reservista do Exército (CR), que é um documento que comprova que ele está registrado como reservista.

O Certificado de Reservista é um documento muito importante e deve ser mantido em um local seguro e acessível. Ele é exigido em várias situações, como:

  • Inscrição em concursos públicos;
  • Matrícula em escolas e universidades;
  • Inscrição em programas de estágio;
  • Contratação em empresas privadas;
  • Solicitação de passaporte;
  • Solicitação de alguns documentos importantes, como a carteira de trabalho.

O que é certificado de dispensa?

Certificado de dispensa é o documento que o jovem recebe quando é dispensado do serviço militar obrigatório. A dispensa pode ocorrer por várias razões, como:

  • Falta de vagas no contingente;
  • Problemas de saúde;
  • Condições psicológicas inadequadas;
  • Situações especiais, como ser filho único ou ser arrimo de família.

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é o documento que o jovem recebe quando é dispensado do serviço militar obrigatório. Ele é emitido pela Junta de Serviço Militar e contém informações como o nome do jovem, a data de nascimento, o número do registro geral (RG) e o motivo da dispensa.

O Certificado de Dispensa também é um documento importante que deve ser mantido em um local seguro e acessível. Ele pode ser exigido em algumas das mesmas situações em que o Certificado de Reservista é exigido, como inscrição em concursos públicos e matrícula em escolas e universidades.

For more information, please click the button below.

Qual a diferença entre reservista e certificado de dispensa?

A principal diferença entre reservista e certificado de dispensa é que o primeiro é emitido para os jovens que completam o serviço militar obrigatório e o segundo é emitido para aqueles que são dispensados do serviço militar obrigatório.

Além disso, o Certificado de Reservista é um documento mais completo do que o Certificado de Dispensa. Ele contém informações como a data de incorporação, a data de desincorporação, a unidade militar em que o jovem serviu e a especialidade em que ele foi treinado.

Por outro lado, o Certificado de Dispensa contém apenas informações básicas sobre o jovem e o motivo da dispensa.

Conclusão

Em resumo, reservista e certificado de dispensa são documentos diferentes, mas ambos são importantes para os jovens brasileiros que completam 18 anos e precisam se alistar no serviço militar obrigatório. O Certificado de Reservista é emitido para os jovens que completam o serviço militar obrigatório e o Certificado de Dispensa é emitido para aqueles que são dispensados do serviço militar obrigatório.

É importante que os jovens mantenham esses documentos em um local seguro e acessível, pois eles podem ser exigidos em várias situações, como inscrição em concursos públicos, matrícula em escolas e universidades e solicitação de passaporte.

FAQs

1. O que acontece se eu perder meu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa?

Se você perder seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa, é importante que você solicite uma segunda via do documento o mais rápido possível. Você pode fazer isso na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.

2. Eu preciso me apresentar na Junta de Serviço Militar todos os anos?

Não, você só precisa se apresentar na Junta de Serviço Militar uma vez, quando completar 18 anos, para se alistar no serviço militar obrigatório. Depois disso, você só precisará comparecer à Junta de Serviço Militar em algumas situações específicas, como para solicitar a segunda via do Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa.

3. Eu posso escolher em qual força (exército, marinha ou força aérea) eu quero servir?

Não, a escolha da força em que você servirá é determinada pelo Exército Brasileiro com base em suas habilidades e aptidões. No entanto, você pode indicar uma preferência no momento do alistamento.

Related video of reservista e certificado de dispensa é a mesma coisa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait